Lojas e marcas

Égoïste: esta marca portuguesa tem as camisolas bordadas mais cool de sempre

As irmãs Guiomar e Guadalupe criaram uma marca em que todas as peças são personalizadas à mão.
É tudo personalizado.

Foi há alguns meses, enquanto andavam à procura de um presente com significado para oferecer a uma amiga, que Guiomar e Guadalupe de Andrade Fernandes perceberam que não existiam projetos em Portugal a fazer exatamente aquilo que queriam. A ideia inicial era criarem uma camisola bordada com uma frase personalizada mas, à falta de opções, acabaram por optar por fazer um estampado.

“Não encontrámos nenhum sítio onde fosse possível bordar o que queríamos e acabámos por ter que oferecer em formato de estampagem, que por vezes não é o mais duradouro, ao contrário do bordado”, contam as irmãs de 27 e 23 anos, respetivamente, à NiT.

Foi assim, desta forma tão espontânea, que resolveram criar a sua própria marca de roupa. Começaram por desenvolver o conceito, desenhar as camisolas, a procurar fábricas e até a aprender a bordar. O fit escolheram facilmente: é vintage, oversized e sem género.

A Égoïste é uma marca focada em criar sweatshirts com significado, que possibilitam a cada cliente “dar asas à imaginação através da técnica do bordado”, como descrevem. Os clientes escolhem a cor da sweatshirt, as cores da linha e o que querem escrever. Tudo isto personalizado e garantindo um processo “ego-friendly”. 

As camisolas são produzidas eticamente numa pequena fábrica em Portugal e depois bordadas por nós consoante o pedido de cada cliente”, contam. O primeiro passo é falar diretamente com os interessados para discutirem o que é pretendido, desde cores a tipo de letra, passando também pelo tamanho, entre outros detalhes. Depois, fazem uma projeção do bordado num software e testam em tecido. Após a aprovação, criam a camisola final.

Neste momento, existem quatro cores de camisolas. Já os tons das linhas são variados e podem até ser adquiridas de acordo com os pedidos dos clientes. “Aceitamos também encomendas especiais fora dos designs que temos disponíveis, mas estão sujeitas a aprovação”, revelam. “Por exemplo, já realizámos algumas camisolas com bordados correspondentes a desenhos enviados pelos clientes.”

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por ÉGOÏSTE (@egoiste.brand)

Guiomar licenciou-se em Gestão de Informática e tirou um mestrado em Business Intelligence na Universidade Nova de Lisboa. Agora, é consultora na área financeira, mas sempre quis ter um negócio próprio, pelo que resolveu conciliar as duas coisas. Já Guadalupe licenciou-se durante a pandemia em Fashion Design pelo Instituto Marangoni, em Londres, no Reino Unido. “Estando confinada, achei que era uma boa altura para entrar neste desafio”, revela.

Lançar um projeto durante a pandemia “foi desafiante”, sobretudo no sentido em que todo o processo acabou por ser mais demorado do que seria em circunstâncias normais. “As fábricas não estavam a aceitar encomendas e era difícil obter materiais. Além disso, estava ainda subjacente todo o risco de lançar uma marca nesta altura em que vimos tantos negócios a terminar. Ainda assim, acreditámos sempre na nossa ideia e na possibilidade desta trazer algo novo ao mercado.”

O preço base para cada camisola com um bordado simples é 30€. Consoante o tamanho, se é à frente ou atrás e o tipo de letra, pode variar. é por isso mesmo que não conseguem definir um valor máximo, uma vez que o mesmo depende sempre de cada pedido. “Na maioria das camisolas que vendemos, o preço médio tem rondado os 35€”, explicam.

Quem estiver interessado, deve entrar em contacto com as duas irmãs através da conta oficial de Instagram da Égoïste. A seguir, carregue na galeria para conhecer algumas propostas desta nova marca portuguesa.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT