Lojas e marcas

Empatia: a marca de Mafalda Sampaio com peças intemporais tem uma nova pop up store

O espaço temporário da influencer fica em em Cascais. As clientes podem conhecer a nova coleção ao vivo e a cores.
Tem poucos dias para visitar a loja.

Quando era miúda, Mafalda Sampaio passava horas a olhar para o guarda-roupa da mãe. As memórias que guarda do estilo clássico e elegante da progenitora culminaram numa paixão pela moda, que agora partilha com quase 600 mil seguidores no Instagram. Acabou por passar a vestir no seu dia a dia várias das peças com as quais criou uma ligação emocional.

Essa conexão levou-a a criadora de conteúdos de 36 anos — conhecida como Maria Vaidosa — a lançar uma marca inspirada na figura materna chamada Empatia. A empresária lançou o projeto em abril e, no mês seguinte, expandiu o conceito com a abertura de um showroom na Praça Luís de Camões.

Desta vez, as clientes podem conhecer as propostas intemporais, elegantes e versáteis da marca numa loja temporária. Até ao dia 10 de dezembro, o novo ponto de venda da marca vai estar aberto no piso 1 do centro comercial CascaiShopping, em Cascais, com todas as propostas da nova coleção em exposição.

Este negócio resulta de “um longo caminho”, que começou a ser percorrido ainda em 2020. “Eu e o meu namorado, o Guilherme, começámos a desenvolver um projeto e queríamos muito que fosse uma marca que dissesse algo mais do que só apresentar produtos e soluções para os nossos clientes. Queríamos que desse que pensar”, conta à NiT.

O resultado foi uma primeira coleção composta por 16 peças, como blazers, calças, camisas, saias e sweatshirts em tons neutros ou pastel. Os modelos foram criados a pensar numa mulher moderna, que procura “silhuetas intemporais, tecidos de qualidade e um ajuste perfeito”, mas também inclui básicos que permitem múltiplas combinações.

“Começámos pelos básicos para que consigam construir o seu armário cápsula. Através de alguns essenciais como os nossos blazers e camisas conseguem ter peças que vão durar uma vida e que podem ser usadas em qualquer altura do ano”, garante.

A influencer diz ainda que nunca colocou a hipótese da etiqueta nascer fora de Portugal. Da escolha dos tecidos à confeção do vestuário, todas as etapas decorrem território nacional, em fábricas escolhidas por Mafalda. Cada proposta “representa a mestria do artesanato português”, e é um sinónimo de “durabilidade, conforto e estética”.

Quanto ao nome, explica que “’empatia’ é uma palavra cheia de significado”, que remete para a “importância de nos colocarmos no lugar do outro, e sermos capazes de, com pequenos gestos, fazer a diferença no dia a dia de alguém”.

Durante o processo, no final de 2021, Mafalda foi mãe pela segunda vez. Apesar do nascimento de Francisco ter sido um desafio, contou com o apoio do companheiro, Guilherme, com quem criou todo o negócio. O filho mais novo, assim como Madalena, 4 anos, foram a principal inspiração para a linha Kids, também disponível no novo ponto de venda.

“Criar a Empatia é, nesta fase da minha vida, a construção de um legado que me permite também estar mais próxima da comunidade”, conclui, assegurando que ainda há várias surpresas planeadas para as clientes. “Não quero que seja apenas uma marca de moda, mas um propósito.”

A primeira coleção está disponível no site da marca e os preços das peças oscilam entre os 30 € e os 230 €. Carregue na galeria para conhecer todas as propostas.

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