Lojas e marcas

Empresa que detinha licença da Camel Active declara falência e deixa dívidas em Portugal

Parte dos sapatos da marca eram produzidos em fábricas nacionais. Ainda se desconhece o impacto que este desfecho terá no setor.
Ficaram muitas faturas por liquidar.

Apesar de se tratar de uma empresa alemã, a falência da HC Footwear está a causar danos na indústria do calçado portuguesa. Detentora das coleções de sapatos da Camel Active, o grupo deixou o País com faturas por liquidar, encomendas canceladas e um grande stock de sapatos nos armazéns.

Na última década, Portugal foi responsável pela produção de sapatos para a marca. O número de fabricantes que colaboravam com a empresa germânica não é conhecido, devido à confidencialidade do contrato, mas sabe-se que a companhia com licença para fabricar e vender os modelos da insígnia Camel Active na Europa, Médio Oriente e África subcontratava uma parte do fabrico dos modelos em solo nacional. A informação foi confirmada pela APICCAPS, associação representante dos industriais portugueses do setor, em declarações ao “ECO”.

“Esperamos que [esta falência] não crie muita mossa e que não sejamos surpreendidos por algo inesperado, vindo de um cliente com este peso”, disse o porta-voz da associação, Paulo Gonçalves, ao jornal económico. “Até maio as exportações estavam a aumentar 30 por cento e era bom que conseguíssemos manter este ritmo mais algum tempo, ainda que saibamos que será extremamente difícil”.

A empresa multinacional conta com uma fábrica em Barcelos, no distrito de Braga. Empregava cerca de 1.500 trabalhadores desde o outono-inverno de 2020. Em comunicado, o grupo com sede em Osnabrück, na Alemanha, justifica os problemas financeiros com o facto de os últimos dois anos terem sido marcados pela pandemia de Covid-19.

As interrupções nas cadeiras de fornecimento, o aumento dos custos no transporte marítimo e o recente conflito entre a Rússia e a Ucrânia são alguns dos motivos que contribuíram para este desfecho, segundo declarações do grupo detentor da licença da Camel Active.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT