Lojas e marcas

Era: o modelo de sapatilhas icónico da Vans que se reinventa a cada temporada

As novidades Off The Wall estão personificadas nos Era Japanese, Era Animal e Era Chenille.
Sempre lindas.

Hoje em dia, a Vans é uma das maiores marcas de calçado e vestuário cool, jovem e com o espírito inquieto de quem está, desde a sua origem, ligada aos desportos de ação. E não é difícil perceber porquê. O seu sucesso começou logo em 1966, quando os irmãos Paul e James Van Doren se juntaram a Gordon Lee e Serge D’Elia para apresentarem esta nova marca de sapatilhas na Califórnia, Estados Unidos.

Na altura não previam ainda a dimensão mundial da sua conquista – mas todos os ingredientes estavam lá. Naquela primeira manhã de vendas, os 12 pares do primeiro modelo que tinham desenhado foram todos comprados. A partir daí, o caminho foi sempre a subir.

Em 1976, nasceram os Vans #95, agora conhecidos por Era, com um rebordo almofadado e diferentes combinações de cores. O modelo foi desenhado pelos ícones de skate Tony Alva e Stacy Peralta e tornou-se no primeiro par de sapatilhas feito para skaters e por skaters. O sucesso foi imediato, influenciando toda uma geração de amantes da modalidade.

O Era elevou a marca a um novo patamar, tornando-se numa fonte de inspiração para a cultura jovem e a sua expressão criativa em todo o mundo. Com o tempo, a Vans percebeu que a chave do sucesso não era apresentar novos modelos todas as temporadas – mas sim reinventar os designs das silhuetas que já se tinham tornado um fenómeno global, adicionando novas tenologias de conforto, sem nunca comprometer a estética original dos modelos.

Exemplo disso é a tecnologia ComfyCush™, presente em alguns modelos Vans, incluindo algumas versões dos Era. O seu objetivo é maximizar o conforto, com um ajuste premium, e que dá a sensação de caminhar sobre as nuvens. 

A pensar nas recentes tendências, a Vans lança novas versões originais do modelo Era, presentes na maioria das suas linhas. Exemplo disso são as Era Japanese, as Era Animal e, mais recentemente, as Chenille.

As três coleções.

Os novíssimos Era Chenille têm uma gáspea em lona e uma sola em branco sujo, completados com ilhós, costuras, atacadores e interior da mesma cor. Mais uma vez, destaca-se o icónico padrão checkerboard, desta vez com quadrados brancos em flocos de chenille nos painéis frontais e laterais, para um efeito 3D. Na parte do calcanhar, as sapatilhas têm também o checkerboard cozido à mão, em tons cor de rosa.

Os Era Japanese apresentam-se com o icónico padrão em checkerboard nos painéis laterais, sobreposto por caracteres da escrita japonesa presentes também nos atacadores. Já os Era Animal têm uma sola em plataforma com rebordos em borracha para apoio e flexibilidade extra. São fabricados com a gáspea em camurça de relevo e têm uma clássica sola exterior em Waffle.

Sinónimo de cool, as sapatilhas Vans Era deixaram de ser exclusivas dos skaters e estão a tornar-se num modelo imprescindível de qualquer guarda-roupa. Encontra-as à venda em todas as lojas Vans do País e no site da marca por 85€. Já tem as suas?

Este artigo foi escrito em parceria com a Vans.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT