O estilo individual pode ser considerado uma identidade estética que não conhece fronteiras ou limites geográficos. No entanto, muitas vezes é necessário repensar a forma como olhamos para a moda de acordo com o ambiente em que nos encontramos, seja um espaço mais urbano ou bucólico. Na Esmér, a nova marca portuguesa que chegou ao mercado no dia 5 de junho, cuja filosofia é a versatilidade, estas linhas de ligação a um determinado espaço físico são esbatidas.
O nome do projeto, nascido de um brainstorming entre amigos, remete para um nome feminino em francês. É o diminutivo de “Esmeralda”, mas o significado prende-se também com a estima pelos demais, algo presente nos valores do negócio de Sandrina Rebelo, de 25 anos. A criadora licenciou-se em Design de Moda, mas foi na sua experiência como produtora de moda e stylist que se apoiou para fazer lançar a etiqueta. “A pandemia fez-me repensar o futuro e lancei-me neste projeto que estava guardado na gaveta há algum tempo”, conta à NiT.
Num ramo que se vai revelando saturado, devido ao surgimento constante de novas marcas, Sabrina sabia que queria algo diferente. E, portanto, decidiu não só ouvir o consumidor, mas também pensar em si própria enquanto cliente. Da mesma forma que as escolhas do público foram evoluindo, tornando-se mais conscientes, as exigências da fundadora também se foram alterando, em direção àquilo que procura: um negócio transparente baseado na preocupação ambiental e na liberdade de expressão.
Embora esteja pensada a partir de um registo mais feminino, a Esmér posiciona-se como uma marca sem género baseada na ideia da expressão individual. “Quem gostar dos designs, tem aqui uma porta aberta para se juntar a nós”, acrescenta Sandrina. Trabalham, sobretudo, com a autenticidade que pretendem alargar a todos os queiram aderir a esta novidade no mercado português.
“A nível de estações, com o meu know-how de cinco anos a trabalhar num departamento de moda, fui ouvindo as marcas que existem no mercado”, explica, justificando que não fazia sentido apostar na sazonalidade que a indústria tenta combater há anos. “Não estamos a falar de peças intemporais, porque são peças com design e com tendência. Mas são artigos versáteis”.
Do campo à cidade
Uma vez que não se rege por coleções sazonais, cada lançamento é designado de drop. O primeiro, que acompanhou a apresentação da insígnia, chama-se “Homesick” e trata-se de uma edição limitada de sete peças que representam uma visita às origens da fundadora. As peças apostam na versatilidade através da dicotomia entre o campo e a cidade.
“Sou da Guarda, mas estou na capital. É um registo completamente diferente, com um ritmo e um estilo de vida muito distinto. A versatilidade começa aí, porque uso as peças seja na Guarda, em Lisboa ou noutros sítios para onde viajo”, afirma.
O objetivo dos drops passa também por incluir peças que combinem entre si. No caso de “Homesick”, a seleção está muito focada na questão dos conjuntos “porque existe uma grande tendência para peças coordenadas, estilo look total”.
Entre as peças, que surgem em preto, branco off-white e verde pistachio, as clientes da Esmér podem encontrar dois modelos de camisas, uma saia, umas calças, uns calções, um top e um vestido. Todos os artigos pretendem distinguir-se pela longevidade dos materiais, com selo 100 por cento português.
A produção é toda feita em Portugal, desde a escolha dos tecidos ao packaging. Os têxteis são fabricados no Norte do país e a produção das peças é feita num atelier em Lisboa. E a campanha de lançamento da marca foi toda fotografada em território nacional, cumprindo o objetivo de manter os colaboradores por perto: “Há esta proximidade clara entre todos os parceiros com quem trabalhamos para percebermos se partilhamos dos mesmos valores sociais”.
Um dos principais parceiros foi a agência Companhia das Soluções, que disponibilizou um showroom onde a marca fez a sua apresentação muito intimista, a 5 de junho, no número 9 da Avenida António Augusto de Aguiar, em Lisboa. As peças deste primeiro drop vão continuar disponíveis no showroom por tempo indeterminado. E precisamente porque não trabalham com a rotatividade semestral habitual, vão ficar por lá enquanto fizer sentido.
Os modelos do lançamento “Homesick” estão disponíveis no site da Esmér, com preços entre os 80€ e os 110€. Carregue na galeria para os descobrir.