Lojas e marcas

Espace Cannelle: a nova loja que ancorou na Marina de Cascais com luxo internacional

Chegou a Portugal nos anos 80 e é uma das concept stores mais famosas da região. Junta moda, acessórios, perfumes e decoração.
É a segunda loja da marca.

Quando a francesa France Ame chegou a Portugal, no início dos anos 80, a moda de autor já ganhava terreno por cá. A empresária comprou as primeiras revistas que surgiram e sentou-se para assistir a alguns dos primeiros desfiles no nosso País. Por um lado, era uma forma de recordar os dias em que vivia em Paris a conviver com inúmeros criativos e a apreciar as passarelas nas quais desfilava Jean Paul Gaultier.

Foi após vários anos a trabalhar como advogada, em França, de repente tudo mudou. Casou-se com um português e, quando ele recebeu uma proposta de trabalho que não podia recusar, decidiram mudar-se para Lisboa. Como não conhecia uma única palavra da nossa língua, deixou a advocacia e percebeu que tinha cada vez menos vontade de regressar ao trabalho antigo.

“Quando cheguei, notei que havia muito poucas marcas internacionais. Para mim, não era difícil ter acesso porque viajava muito”, recorda à NiT. “Uma amiga minha tinha uma loja cá e comecei a pensar que podia ser uma opção. Fui logo ver oportunidades.”

France decidiu lançar-se nesta nova carreira com a abertura de uma pequena loja em Cascais, em 1988, mas mudar-se-ia para o Estoril quatro anos depois por precisar de mais espaço. E por lá continua até aos dias que correm. Ainda hoje, o Espace Cannelle é uma das concept stores mais antigas do distrito do distrito de Lisboa. Nasceu na mesma altura que outras marcas rivais como a Stivali, por exemplo. 

Volvidas mais de três décadas, a aventura tem outro capítulo com a abertura de um novo ponto de venda a 3 de maio. Situada no coração do Fashion Promenade, na Marina de Cascais, o espaço representa um regresso à vila onde tudo começou com uma seleção exclusiva de marcas internacionais. Há propostas de pronto a vestir, acessórios, perfumaria e uma linha de artigos para a casa virados para o segmento do luxo.

“Já me tinham sugerido abrir uma loja aqui, mas na altura senti que ainda não estava a funcionar como queria. Entretanto, houve uma vontade de mudança, a zona evoluiu bastante e a marina está cada vez mais dinâmica”, conta. “Voltei a ser convidada no ano passado e, desta vez, fazia todo o sentido instalar-me aqui.”

É marcado por uma paleta clara e suave.

Com cerca de 70 metros quadrados, o espaço inclui etiquetas de luxo como a Etro, Alberta Ferreti, Max Mara Cecilia Prado, Diane von Furstenberg, Philosophy ou Leopard Paris. Há marcas que se mantêm sempre e outras que vão sendo acrescentadas, como a Detree ou a Manu Atelier, que estão disponíveis em exclusivo no Escape Cannelle.

“Fui eu que escolhi toda a oferta peça a peça. O meu critério é ter sempre propostas que sigam as mesmas linhas de sofisticação, então dou uma volta às marcas que estão no mercado e vejo quais é que fazem sentido para o conceito de cada loja”, acrescenta.

Devido à localização, a nova morada segue um design que capta o espírito de um destino balnear. Trata-se de uma atmosfera inspirada no estilo nórdico com enormes vidros transparentes que denunciam tudo o que está lá dentro. No interior, concebido em tons de branco e rosa-claro, capta-se o estilo casual e descontraído “muito próprio da região”, com propostas de banho à mistura.

“Não é uma loja normal, porque foi pensada como um espaço para estar. É por isso que também temos perfumes e artigos de decoração”, adianta a empresária, sobre a origem do nome. Já o segundo termo, que se traduz para “canela”, pretende evocar sentimentos de exotismo, nostalgia e algum aconchego. E desde o início que o entusiasmo dos clientes prova que a missão continua a ser cumprida.

Apesar dos pedidos, France esclarece que a vinda para Lisboa está fora de questão — num futuro próximo, pelo menos. “Já tive a oportunidade. Pensei, pensei e pensei”, conclui a fundadora, que já teve outra loja na Rua Castilho, nos anos 90. “Percebi que é aqui que quero estar, num cenário de serenidade.”

Os preços das peças do Espace Cannelle começam nos 50€. Carregue na galeria para ver algumas imagens do novo espaço.

 

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Fashion Promenade, 3
    2750 - 800 Cascais
  • HORÁRIO
  • Segunda-feira a domingo das 10h30 às 13h e das 14h às 19h30
  • Encerrado à terça-feira

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT