Lojas e marcas

Esqueça as agências: chegou a nova plataforma que vende casas online

O imobiliário tem atingido valores inéditos em Portugal e cada vez mais vendedores deixam as agências de fora dos negócios.
É possível vender imóveis por conta própria © Brixel

O setor imobiliário já iniciou a retoma em flecha. Segundo os dados publicados pelo INE em setembro de 2021, os preços das casas continuam a subir, registando um aumento de 6,6% no segundo trimestre de 2021.

O mercado imobiliário está a ganhar uma nova força depois do pico da pandemia de Covid-19. Os negócios estão a fluir de tal modo que em Portugal foram vendidas cerca de 96.612 casas entre janeiro e junho de 2021, mais 10 mil habitações do que no mesmo período de 2019. Ainda assim, o ritmo de evolução é ainda inferior ao registado em 2019, quando os preços das casas aumentavam, em média, 9,6% por trimestre.

Com a subida acentuada do valores das casas, todos os serviços que nos ajudem durante este período são bem-vindos. E a nova moda são os negócios imobiliários online.

Plataformas para vender um imóvel online não faltam. Muitas são gratuitas e usadas pelas próprias agências. Porém, quando chega a altura de vendermos uma casa, somos sempre invadidos pela mesma pergunta: devo contactar um agente imobiliário ou faço tudo por conta própria? Muitas das vendas realizadas em Portugal já são feitas de forma privada, ou seja, entre vendedor e comprador, sem intermediários. E a tendência veio para ficar.

Os contratos de exclusividade celebrados por agências tradicionais são, geralmente, um grande compromisso, um elevado grau de dependência dos seus métodos e pouco controlo da parte vendedora. Com ferramentas inovadoras, a plataforma Brixel, de origem Suíça, está agora disponível em Portugal e é uma alternativa moderna aos modelos tradicionais de mediação imobiliária. A Brixel permite que os proprietários dos imóveis mantenham o controlo total sobre o processo de venda e decidam por si próprios quanto querem pagar, como e onde querem vender.

As vantagens da plataforma Brixel

As vantagens são muitas. Hoje em dia, a maioria dos compradores encontra sozinho e online a propriedade dos seus sonhos. Ao aderir à plataforma Brixel, começa por ter um controlo total sobre o processo de venda do seu imóvel. Os serviços que dispõe não estão vinculados a um contrato de exclusividade e a venda é autónoma e com total transparência.

A Brixel oferece vários serviços gratuitos, entre eles a estimativa de valor para o imóvel, com recurso a ferramentas de inteligência artificial e ferramentas profissionais de avaliação imobiliária. O proprietário preenche todas as informações relevantes sobre o imóvel, submete os documentos para aprovação, escolhe qual o plano de promoção e o imóvel é automaticamente exportado para os principais portais. Depois é só ir acompanhando em tempo real os contactos dos compradores, receber as visitas e as ofertas, e por fim fechar negócio.

Pode escolher qual a melhor estratégia de venda para o seu imóvel, vender diretamente a particulares ou partilhar com outras agências. A centralização de toda a informação num só sítio e a aposta num anúncio de qualidade, não só facilita todo o processo como reduz drasticamente o custo de venda do imóvel.

Muitos proprietários pagam altas comissões por terem medo de cometer um erro quando vendem a sua própria casa, especialmente porque a burocracia parece complicada. No entanto, não há ninguém que conheça melhor o imóvel e que tenha mais motivação para a venda do que o próprio. Por outro lado, os compradores valorizam lidar diretamente com vendedores. As visitas mais pessoais ajudam a transmitir confiança e uma boa sensação a todos os envolvidos. Um processo que aumenta, naturalmente, a taxa de sucesso. Nesta plataforma, os serviços são personalizados e o apoio é total. Ou seja: paga apenas aquilo de que realmente necessita, poupando milhares de euros no final do negócio. A Brixel dará todo o apoio que necessita — desde a preparação do imóvel, documentação, estimativa, marketing e ajudas legais.

É possível testar esta gama de serviços durante sete dias, gratuitamente e sem qualquer compromisso.

Como é que tudo funciona

Sem grandes complicações, basta inserir os dados do seu imóvel na plataforma, recebe uma estimativa, agenda a sessão fotográfica e, depois de validado, o anúncio é exportado para vários portais. Com o Pre-Market da Brixel, consegue avaliar a procura pelo seu imóvel com compradores reais e conectar-se aos interessados que estiverem registados no site. Os seus dados nunca serão partilhados sem o seu consentimento.

A marca anuncia as propriedades nos melhores portais portugueses, portais internacionais, no Facebook Market, no Google e nas redes sociais (Facebook e Instagram). É criado um website para cada propriedade dentro do site da Brixel. Desta forma, a empresa garante que os anúncios terão o melhor alcance e visibilidade possível.

A Brixel tem ainda uma equipa que acompanha todo o processo, desde as visitas com os compradores à escritura. Só tem de decidir como e a quem quer vender.

Este artigo foi escrito em parceria com a Brixel.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT