Lojas e marcas

Está a chegar o primeiro carro elétrico da IKEA — e é para ser montado em casa

A marca sueca juntou-se à Renault para criar o modelo que terá de ser finalizado por quem o comprar.
Vai dar trabalho.

Contam-se quase pelos dedos de uma mão os produtos da IKEA que se compram prontos a usar. Toda a gente sabe que ir a uma loja da marca sueca e escolher um móvel, um acessório ou uma cama é só um terço do trabalho. O verdadeiro esforço vem depois, quando chega a hora de montar. E se é assim com as Malm, com as Besta ou com as Hemnes, por que razão havia de ser diferente com o lançamento que promete revolucionar o mundo dos veículos elétricos?

A IKEA anunciou que estabeleceu uma parceria com a Renault para criar o primeiro carro elétrico da marca. Vai chamar-se Höga e terá de ser montado pelos clientes que o montarem. O veículo ainda está em fase de projeto, mas tudo indica que vai mesmo chegar às lojas da cadeia sueca.

Com 2,30 metros de comprimento e 1,80 metros de altura, o Höga será um pequeno carro citadino, do tamanho de um Renault Twizy e semelhante a um Smart, mas com um espaço interior completamente diferente.

Se chegar à fase de comercialização, será entregue aos clientes como o resto dos produtos da marca sueca: numa caixa, com kit de instruções e os vários componentes para a sua montagem. Neste caso, serão 374 as peças que virão na embalagem e que será preciso juntar para ficar com um carro elétrico. 

Tem 374 componentes.

Não há ainda data — nem sequer previsão — para o lançamento do Höga, mas já se sabe que custará cerca de 5.300 euros.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT