Lojas e marcas

A concept store que abriu durante a pandemia e que teve de passar a vender online

Há artigos de moda, decoração e viagens, de artistas portugueses, grandes marcas e uma secção de outlet.
Há vários designers portugueses para conhecer

A pandemia tem colocado à prova as nossas capacidades de resiliência e de reinvenção e enquanto uns põem em dúvida se estão no caminho certo profissionalmente, outros põem mãos à obra e tornam realidade os seus sonhos.

Foi mais ou menos o que aconteceu com Marta Fonseca, que em julho de 2020, em plena pandemia, resolveu abrir a Complexo Concept Store. A jovem de 27 anos, formada em Marketing e Publicidade no IADE, encontrou a solução para um problema de espaço e resolveu trabalhá-la.

Responsável pelo Marketing da Gateleven, uma empresa familiar fundada pelos pais em 1996, especializada em travel retail e ainda co-fundadora da produtora Jack and the Lady, maioritariamente virada para a produção de conteúdos audiovisuais para o online, Marta precisava de um espaço onde colocar à venda artigos de outlet.

Há um pouco de tudo nestas prateleiras

“Precisávamos de um espaço físico, numa localização premium no centro da cidade de Lisboa, para escoar produto que tínhamos parado — essencialmente desatualizado — no nosso armazém. Surgiu esta oportunidade na Rua Tomás Ribeiro — uma loja com mais de 300m2 — que, por ter dois andares e uma possibilidade de disposição variada, permitiu-nos perceber que podíamos fazer muitas coisas além da ideia inicial de escoar produto”, conta à NiT.

A ideia inicial desta Complexo Concept Store era ser uma loja dividida em três áreas diferentes. A maior estaria dividida em dois, entre as marcas de moda e acessórios como Gabriela Baptista, Freakloset, Marie ou Shop Charlotte, e uma área de decoração e artigos de casa com marcas como Ramos Cerâmica, Krus, Tiago Moura Design, Sofia Alves ou Marta’s. O resto da loja fica dividido entre uma área com artigos de viagens e negócios e uma sala privada com o outlet onde estão os tais produtos para serem escoados a preços convidativos.

No início,  a seleção de marcas foi feita começando um pouco pelo gosto pessoal de Marta, dentro daquelas que já seguia através das suas próprias redes sociais. Contactou-as e hoje em dia já é mais fácil chegar a outras marcas através do passa a palavra.

Esta diversidade de produtos e serviços dentro de um mesmo espaço foi mesmo o que levou a ser escolhido o nome de Complexo para a loja. “Um espaço onde pequenas pontas soltas, juntas fazem todo o sentido.”

A pandemia foi apenas mais um pretexto para continuar alerta e a inovar, tentando chamar a atenção dos clientes com ideias que sobressaiam e que os cativem. Assim, não pode dizer-se que este novo confinamento que vivemos esteja a ser tão catastrófico como poderia ser para uma marca ainda em crescimento.

“Já tínhamos começado a desenvolver a loja online com vista a aumentarmos o nosso canal de vendas. Com o confinamento obrigatório investimos ainda mais nesse campo. Assim, criámos uma plataforma onde juntámos as diversas marcas portuguesas presentes na loja física associando o conceito de outlet (onde colocámos os produtos que tínhamos desatualizados e que também estão presentes na loja física) e, ainda, o nosso conceito de travel & business.”

No futuro tem em mente desenvolver este projeto incluindo outros serviços como um estúdio de produção de fotografia e vídeo no piso inferior da loja, que poderá ainda contar com outros serviços.

“Queremos mais serviços neste piso, nomeadamente um espaço onde se sirva café americano e um outro com livros onde os nossos clientes se possam sentar num ambiente acolhedor, ler um livro e apreciar o café. Mas podemos ir mais longe, como por exemplo ter um tatuador, um espaço destinado para pequenos workshops, ou até mesmo serviço de costureira. A ideia é fugir ao óbvio e ter num só espaço várias marcas e serviços que cumpram com as necessidades dos nossos clientes.”

Todos os artistas e marcas que queiram associar-se ao projeto da Complexo Concept Store têm a porta aberta, garante Marta Fonseca. As peças disponíveis podem ser compradas através do site da loja.

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Rua Tomás Ribeiro, 50B
    1050-231 Lisboa

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