Lojas e marcas

Esta marca portuguesa lançou uma coleção de mules inspiradas em “O Sexo e a Cidade”

A criadora da Mon Mon, Nana Ferrador, convidou as amigas para fotografar a campanha. Cada uma representa uma das quatro personagens icónicas.
Nana com as suas amigas.

Quem nunca se juntou com as amigas e tentou perceber com que personagem de “O Sexo e a Cidade” cada uma é mais parecida, que atire a primeira pedra. A mais popular tende a ser, claro, a famosa colunista obcecada por moda, Carrie Bradshaw, mas todas elas têm o seu carisma e características com que qualquer mulher moderna, trabalhadora e independente — que já passou tormentos na sua vida amorosa — se pode identificar.

A série de culto da HBO já inspirou inúmeros projetos ligados à indústria do cinema, mas também na moda, ou não fosse essa uma das forças mais omnipresentes ao longo de todo o formato. Sem excluir, claro, o glamour de Manhattan, que levava as quatro amigas em aventuras um pouco por toda a cidade, sempre com um Cosmopolitan na mão e stilettos desconfortáveis nos pés.

Esta terça-feira, 14 de setembro, a marca portuguesa Mon Mon resolveu lançar uma coleção de calçado com uma premissa original: e se o elenco de “O Sexo e a Cidade” usasse sapatos rasos?

O resultado foram quatro mules, cada uma delas inspirada numa das personagens do núcleo duro e, por isso mesmo, a criadora deu-lhes os seus nomes: Carrie, Miranda, Samantha e Charlotte. Para fotografar a campanha, Nana Ferrador convidou quatro amigas. Cada uma representa uma das protagonistas.

Margarida é Carrie, Rita é Miranda, Maria é Charlotte, e Nana, quem manda nisto tudo, é a icónica Samantha. Os modelos são todos iguais, feitos de pele, com uma gáspea forrada e palmilha bege. As solas são em neolite e a biqueira é quadrada. São propostas confortáveis para repensar a estética do programa adaptada aos dias de hoje, onde o conforto ganhou uma nova importância.

Aquilo que os distingue são as cores. O Carrie é cor de laranja e tem uma tira em cor-de-rosa. O Miranda é castanho, com a tira em azul. O Charlotte é mais neutro, em tons de bege e castanho. O Samantha, tal como ela, é cheio de vida e atrevido. As suas cores são o dourado e o amarelo.

mon mon
Parece um cartaz do filme.

Todos eles têm um aplicativo metálico com o logotipo da Mon Mon. “O meu objetivo era conseguir representar várias mulheres com esta nova coleção. As personagens da série são uma inspiração que vive no imaginário de milhares de mulheres e a prova viva de que, mesmo diferentes, vivemos todas os mesmos dilemas”, explica Nana à NiT.

A produção é feita em Portugal, com materiais cuidadosamente selecionados. Como é comum a todos os modelos do projeto, conta com peles desperdiçadas por grandes insígnias, o que significa que cada coleção é única e limitada. Estão à venda por 139€ no site da Mon Mon e na loja Cerimónia, que fica no número 4 da Rua Alexandre Herculano, em Lisboa.

Foi em homenagem ao avô que Maria Ana Ferrador — também conhecida pelos amigos como Nana — fundou uma marca de sapatos. Em junho de 2019,  pegou no legado que lhe foi deixado pelas gerações passadas e lançou-se num negócio próprio.

A Mon Mon by Nana Ferrador quer aliar modelos intemporais a cores vivas e inesperadas que tornam os resultados mais “atrevidos”, nas suas palavras. São tão versáteis que não têm um público específico: tanto são procurados por miúdas de 16 anos como por senhoras de 84.

“Sou apaixonada por moda desde que me lembro. Todos os cursos que tirei foram relacionados com moda”, confessa. Começou pela ourivesaria na Escola Secundária Artística António Arroio. Depois, seguiu-se uma licenciatura em Design de Moda na Faculdade de Arquitectura de Lisboa; um curso de Styling e Produção de Moda na Pulp Fashion; um Programa Executivo de Marketing e Gestão de Produtos e Serviços de Luxo na Universidade Católica e o mais recente de todos, conta, foi Jornalismo de Moda na Pulp Fashion.

“Todos estes cursos ajudaram-me a reunir as ferramentas necessárias para desenvolver a minha marca. A somar aos estudos, também tive a influência da minha família, que sempre trabalhou no setor do calçado em Portugal”, continua. A Ferrador produz malas e sapatos de pele comercializados nas suas lojas, as sapatarias Cerimónia.

A seguir, carregue na galeria para conhecer a nova coleção da Mon Mon by Nana Ferrador.

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