Compras
ROCKWATTLET'S ROCK

Lojas e marcas

Magnify: a marca portuguesa com designs inspirados na sequência matemática de Fibonacci

Criada por duas amigas, a marca quer ampliar a conexão humana — e fá-lo através da roupa.

O dicionário de língua portuguesa define o termo “ampliar” (do latim “magnificare”) como “tornar maior”, “aumentar” ou “exaltar”. Ainda que possa ser abstrato, para as amigas Nicole Strugarean e Clésia Varandas, esta associação surgiu como uma espécie de mantra para uma missão que encontraram em conjunto: a de ampliar a conexão (e a energia) entre seres humanos. 

Este foi o ponto de partida para a Magnify, uma nova marca de roupa que lançou a primeira coleção este domingo, 2 de novembro. A inspiração nasceu de um pensamento simples: “e se pudéssemos levar lembretes — em palavras, em design, em presença — para nos mantermos conectados connosco e com os outros?”, questionam as fundadoras, de 30 anos.

A ideia começou por surgir “de forma espontânea” durante o dia a dia das duas amigas, a trabalhar numa consultora informática. “Em vários momentos, sentimos que tudo acontecia muito rápido”, começam por explicar à NiT. “Havia muita pressa na nossa vida profissional, com os nossos amigos e perante o desenvolvimento pessoal que queríamos ter.”

Deste processo, surgiu a ideia de transportar o famoso desenho da espiral de Fibonnaci, associado à proporção áurea, para peças de roupa. Trata-se de uma sequência descrita por Leonardo de Pisa, conhecido como Fibonacci, no século XIII, na qual cada termo é a soma dos dois números anteriores (0, 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, entre outros)

Há muito, porém, que esta série numérica deixou de fazer parte apenas do mundo da matemática. Ela aparece também na natureza, como na disposição de folhas, flores, conchas e galhos de árvores, bem como sob várias formas de arte e da arquitetura. 

O design permitiu à dupla explorar a estética minimalista que tinham em mente, mas sem que se tornasse “demasiado simplista”. Foi “após várias investigações e reflexões” que chegaram a um ADN marcado por uma paleta de cores baseada no branco e no preto, com grafismos abstratos e com linhas finas e clean.

“Tudo surgiu de uma forma muito natural, de um processo muito pessoal e introspetiva de ambas”, garante Nicole. “No meio disto tudo, sentíamo-nos, muitas vezes, desconectadas. Estávamos presentes em tudo, mas desconectadas.”

As criativas esclarecem que tudo foi feito a quatro mãos, desde o design ao storytelling, passando pelo trabalho fotográfico. Quanto à produção, colaboram com um fornecedor de tecidos com a qualidade que queriam ver associada a estes produtos.

Inspirado em Fibonacci.

O resultado da primeira coleção, intitulada Essential Collection, é apenas o arranque de várias linhas que irão sair de forma estruturada e também inspiradas em Fibonacci. Esta é, contudo, a mais importante — a responsável por unir todos os lançamentos, inspirados em dimensões como “conexão”, “consciência” ou “harmonia”. 

“O nosso maior propósito é que, quem vestir a marca, consiga criar uma ligação com alguma destas dimensões”; refere a dupla, que encontrou na moda o meio ideal para chegar ao seu público. “O intuito é que cada design espelhe uma certa reflexão, que inspire quem as veste.”

Além disso, querem que este projeto possa funcionar como um movimento e que, a seu tempo, se erga uma comunidade em torno deste mindset. “[Queremos] pessoas que se sentem, de alguma forma, desconectadas neste ritmo frenético, que procurem este desenvolvimento pessoal.”

Mais do que lançar apenas peças de roupa, Nicole e Clésia querem “alimentar reflexões e ideias” sobre a forma como cada um dos seguidores se pode alinhar com as várias esferas de bem-estar. “Por vezes, temos que regressar ao momento, ao essencial, em que tudo acaba por se desenvolver ao rimo natural.”

As peças da Magnify estão disponíveis no site da marca. Os preços começam a partir dos 25€.

Carregue na galeria para ver mais das peças.

ARTIGOS RECOMENDADOS