A Black Friday assinala-se esta sexta-feira, 26 de novembro, e os descontos já estão a ser aplicadas por marcas de vários setores no mercado global. Num momento em que tantas empresas querem promover as vendas para se livrarem do stock, há outras que aproveitam para refletir sobre o excesso de consumismo.
Exemplo deste segundo caso é a marca portuguesa Ownever, que resolveu não só fugir aos descontos como fazer mesmo o contrário — aumentou os preços de vários produtos para ajudar mulheres desfavorecidas. Na sua declaração de valores, o projeto afirma que se opõe à fast fashion e ao consumo desenfreado.
Na data de todas as promoções, vai aumentar os preços das carteiras em 10 por cento e reverter 20 por cento do valor de todas as vendas para apoiar a associação Dress for Success em Portugal, que ajuda trabalhadoras de menos recursos a obterem mais sucesso nas suas carreiras profissionais.
Esta associação oferece a estas profissionais roupas e acessórios de boa qualidade, sessões de aconselhamento de carreira e de desenvolvimento de competências.
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“Além do consumismo desenfreado que este evento provoca, é importante perceber que a desigualdade salarial é uma realidade”, conta Eliana Barros, de 29 anos. A fundadora da Ownever começou a imaginar o projeto há mais de dois anos, mas só o lançou oficialmente no mercado em março de 2021.
A missão da marca é criar carteiras de luxo de forma ética a um preço justo, que reflita a mão-de-obra qualificada que criou a peça, usando matérias-primas de origem sustentável e o trabalho necessário para a desenvolver. “Todas as malas da Ownever são criadas por mãos de artesãs portuguesas, algo que também é de grande importância para mim. O design é intemporal, bem como as cores”, continua. Leia a história completa da Ownever neste artigo da NiT.