Compras
ROCKWATTLET'S ROCK

Lojas e marcas

Esta nova marca portuguesa cria os sapatos e collants das it girls internacionais

Inspiradas em símbolos cósmicos, a EDLA move-se entre o minimalismo e o futurismo. Kelly Piquet e Caroline Daur adoram as peças.

Rita Gulbenkian e Constança Azevedo Gomes ainda não se conheciam, mas já viviam histórias parecidas. Depois de vários anos a trabalharem com marcas de moda internacionais, em Itália e Espanha, respetivamente, regressaram a Portugal quase ao mesmo tempo, em 2022, há cerca de três anos, para se casarem.

Por cá, identificaram o mesmo desafio. Tinham estudado e trabalhado no segmento de luxo, mas em Portugal esse mercado ainda não estava tão desenvolvido. “Encontrámo-nos em contexto profissional e foi amor à primeira vista”, recordam. “Não tínhamos outras amigas com este percurso e ambas estávamos loucas por lançar uma marca.”

Apaixonadas por calçado, sabiam que queriam criar um produto premium. A ideia não demorou a ganhar forma e, em outubro, lançaram oficialmente a EDLA, uma nova marca portuguesa de sapatos e collants, que junta propostas clássicas a pormenores mais irreverentes.

Apesar de recente, a marca já começou a destacar-se internacionalmente. A influencer Kelly Piquet e a modelo Caroline Daur são algumas das celebridades que já usaram as suas peças. “O foco não está em Portugal. O nosso objetivo sempre foi lançar-nos lá fora, porque os nossos contactos são internacionais”, diz Rita.

Com 31 anos, Rita trabalhou durante seis anos no departamento de relações públicas da Moncler, em Milão. Constança, de 33, passou cinco anos na Balenciaga, na área de vendas e merchandising, e quatro na Loewe.

Foi dessa experiência que trouxeram uma visão muito própria. “Queríamos muito focar nas cosmic girls, aquela mulher que atrai toda a gente. Chega a uma sala e é uma estrela sem perceber”, explicam. A marca inspira-se em símbolos como estrelas, luas e constelações. “A nossa história estava alinhada com o mesmo universo.”

A estética nasceu da melodia de “Cosmic Girl”, dos Jamiroquai, e combina minimalismo com um lado futurista. O resultado passa por modelos de linhas modernas, influenciados pelas tendências dos anos 90, mas adaptados à silhueta feminina atual, desde sabrinas básicas a propostas mais avant-garde.

Começaram com sapatos, mas alargaram rapidamente a coleção aos collants. “Com ou sem cores, com ou sem brilhantes, com ou sem renda. Somos pirosas e, em Portugal, essa ideia ainda assusta um bocado”, admitem. “É uma abordagem mais fashion related e sabíamos que tínhamos de ter algo mais universal.”

 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by EDLA (@edlaworld)

Algumas propostas são mais discretas, para quem prefere manter-se longe de estilos exuberantes, mas também quiseram preencher uma lacuna no mercado. “Em conversas com influenciadoras, reparámos que não existem marcas de collants que não sejam focadas apenas nos básicos.”

Durante a procura por fábricas para produzir os sapatos, descobriram em Itália “uma confeção espetacular” especializada em collants, com “a qualidade de marcas que todos conhecemos”. Para Rita e Constança, cuja produção está dividida entre Espanha e Itália, foi “mais um sinal cósmico”.

Atualmente, estão focadas nos mercados norte-americano e europeu, com destaque para o Reino Unido, Alemanha e França, onde têm chamado a atenção de várias it girls. “Já trabalhei com algumas delas e o carinho que recebemos, após o lançamento, é inacreditável. Uma usa e, depois, todas querem.”

O nome EDLA, dizem, não tem um significado específico. Escolheram-no porque é fácil de pronunciar em qualquer parte do mundo. Rita, desde o início, partilhou com Constança as suas obsessões, o número quatro e a cor amarela, símbolo de sorte que está presente no logótipo.

O futuro da EDLA passa por tudo “o que tenha a ver com pernas”, diz Rita. Afinal, o slogan da marca é “own your step”, o que significa que estão prontas para explorar tudo o que esteja relacionado com a parte inferior do corpo. Uma das próximas apostas poderá ser uma linha de anklets.

“Estamos a ser muito cautelosas. O objetivo é perceber onde vamos posicionar a marca, seja a nível de e-commerce ou de retalho”, conclui. “Já tivemos algumas propostas, mas queremos colocar a marca nos sítios certos e escolher os parceiros ideais.”

A primeira coleção da EDLA está disponível no site oficial. Os preços variam entre os 25€ e os 425€.

Carregue na galeria para conhecer algumas das propostas.

ARTIGOS RECOMENDADOS