Lojas e marcas

A nova marca portuguesa de bonés que conquistou Magui Corceiro e João Félix

"Don't drink cheap champagne" é uma das catch phrases que vai encontrar bordadas nos chapéus da Inke Collective.
Manel e Teresa.

Tudo começou como uma brincadeira entre amigos. De 2020 para 2021, Teresa Álvares Ribeiro, de 25 anos, e o namorado, Manel Figueira, de 30, passaram o réveillon em Tulum, no México, e resolveram concretizar uma resolução de Ano Novo.

A ideia partiu de um boné que ele tinha mandado fazer e que usava nas suas viagens por todo o mundo com Teresa — onde quer que fossem, perguntavam-lhe onde o tinha comprado. Em plena pandemia, decidiram que estava na altura de começarem um projeto que vendesse bonés com expressões engraçadas, tais como a do chapéu original do Manel, que tanto sucesso fazia.

A Inke Collective chegou ao Instagram mesmo a tempo do verão, com frases como “don’t drink cheap champagne” (ou “não bebas champanhe barato”, em português) ou “it’s true what they say about me” (“é verdade o que dizem sobre mim”). “Optamos pela exclusividade dos chapéus. Por isso, sempre que mandamos fazer novos, não voltamos a repetir frases”, explica Teresa à NiT.

 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por INKE (@inke.collective)

Como explicávamos ao início, tudo isto começou como uma brincadeira, mas o passa-palavra tratou de fazer o resto. Depois de criarem a conta de Instagram, os clientes acumularam-se e a marca tornou-se um sucesso instantâneo. “Tivemos vários pedidos por todo o mundo”, continua a empreendedora. Antes que pudessem esperar, precisaram de renovar o stock.

“Tem sido desafiante, mas surpreendentemente bom. Foi uma surpresa, a adesão que tivemos.” Conquistaram celebridades portuguesas como João Félix ou Magui Corceiro. Todas as fotografias da página de Instagram, o único ponto de venda, são enviadas pelos clientes. “Sempre que nos compram um chapéu, sugerimos que enviem uma fotografia a usá-lo. Por norma, as pessoas gostam muito de o fazer”, acrescenta.

Teresa é licenciada em gestão de marketing e Manel em desporto. Apesar de se terem lançado neste desafio, ambos mantêm outras ocupações a full-time. Já namoram há quase sete anos e conheceram-se através de amigos em comum — ele é de Palmela e ela do Porto. Foi na cidade do norte que se conheceram, numa festa.

Todos os bonés da Inke Collective estão disponíveis em seis cores: azul, preto, verde, bordeaux, amarelo e vermelho. Têm nove frases disponíveis e o preço é 30€, com portes de envio incluídos para Portugal. Por um preço acrescido, que depende do destino, podem enviar para todo o mundo.

A seguir, carregue na galeria para conhecer alguns dos bonés da Inke Collective.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT