A casa de Ana Vitorino, de 35 anos, transformou-se num atelier improvisado com cordas de juta, tecidos de algodão ecológico e tintas à base de água. Desde dia 1 de junho deste ano, a enfermeira natural de Santarém decidiu dedicar-se ao lançamento da AMU Eco Life, uma marca 100 por cento portuguesa e artesanal que tem como pilar principal a sustentabilidade.
Na conta de Instagram, vai encontrar vários modelos de sacos ecológicos feitos com materiais como o linho e o algodão orgânico e estampados manualmente por Ana, que desenha todos os padrões com uma tinta sem solventes à base de água.
“Sempre senti alguma inquietação em criar algo especial e marcar a diferença“, começa por explicar à NiT a criadora. Ao longo da vida, Ana ganhou perícia nos trabalhos de costura, a fazer peças de vestuário e artigos para a casa que vendia a familiares e colegas. Com os projetos que desenvolveu, aprendeu técnicas como o trabalho da corda, que lhe deram bases para desenvolver os seus próprios sacos com alças originais, trabalhadas manualmente.
É ela que desenha os padrões, faz as estampagens, escolhe as cores e confeciona os tecidos no seu atelier improvisado em casa. A prioridade durante o processo, conta, é escolher matérias primas livres de fibras sintéticas, plástico e químicos.
“A mala é um produto sustentável pela utilização do linho, reconhecido como um dos tecidos mais sustentáveis e ecológicos que existem”. Entre os principais motivos, Ana destaca a ausência de desperdício de material durante a sua confeção e o cultivo renovável desta fibra, que não inutiliza a terra onde é plantada.
Todos os materiais dos sacos da AMU Eco Life são produzidos em Portugal. “Acima de tudo, estamos focados em unir um acessório de moda à transmissão de uma mensagem de tributo para com a natureza, com padrões alusivos à botânica e aos animais”. O couro usado nos sacos, por exemplo, é de origem vegetal por ser menos nocivo para o ambiente.
Os sacos bonitos e minimalistas criados por Ana Vitorino estão à venda exclusivamente na página de Instagram e Facebook, mas a criadora adianta que uma das metas para este ano é criar uma loja online. Os preços dos modelos variam entre os 45€ e os 65€.
Quem manda nisto tudo?
Nome: Ana Vitorino;
Idade: 35 anos;
Guilty pleasure: “Recordo-me de ter um caderno (ainda o preservo com muita estima) onde escrevia todos os pensamentos e reflexões que retirava de filmes, novelas e livros e que muitas vezes corria e ia logo escrever com receio da memória falhar. Ainda hoje quando o abro tiro sempre uma lição de vida”;
Peça favorita: “Existe um padrão que gosto particularmente, até lhe dei o nome Anitta, precisamente por vir de Ana. É composto por uma ramagens em amarelo mostarda. Sem saber explicar porquê identifico-me muito com ele”;
Convença-nos a conhecer a marca: “Vão sentir que estão a usar um produto sustentável, único, de qualidade e uma peça diferenciada”.
A seguir, carregue na galeria para ficar a conhecer um pouco melhor a AMU Eco Life.