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Estas camisas oversized são portuguesas e querem reinventar o modelo clássico

A Angie Shirts foi criada por uma empresa de camisaria com mais de 40 anos de experiência familiar. Cada peça é feita por encomenda e tem nomes de mulheres da família.

Um detalhe é suficiente para tornar qualquer básico num statement. Foi o percebeu Tiago Machado ao, desde cedo, ver a irmã a criar as suas próprias camisas e a reinventar uma das peças mais clássicas do guarda-roupa, ora através das mangas, ora através do colarinho.

“Sempre teve umas peças muito peculiares”, explica à NiT. “Gostava de partilhar com quem se cruzava e tinha sempre muitas pessoas a elogiar o armário dela. Percebemos que havia aí uma oportunidade.”

A inspiração deu origem a uma marca onde cada camisa, por mais simples que pareça, é uma afirmação. A Angie Shirts foi lançada em setembro e estreou-se com três modelos com um toque diferenciado.

Por detrás deste projeto está uma empresa familiar com mais de quatro décadas de experiência. Foi nessa altura que os pais de Tiago fundaram a Camisaria Machado, no Minho, e fizeram com que esta ideia caseira se tornasse numa grande confeção, inspirando-os agora a lançarem-se neste desafio.

“Sabemos como fazer camisas porque estamos dentro do segmento masculino há muito tempo”, acrescenta o fundador. “Crescemos ali no meio, rodeados dos tecidos e dos moldes, ao som das máquinas e das tesouras.”

O desafio agora é outro. O corte masculino foi substituído por cortes com outro tipo de fitting, com mais prioridade ao oversized, bem como outros detalhes. Tiago explica que o resultado nasceu com base nas camisas que fazia para a irmã, que ajudou a desenhar as peças “e a ter uma perspetiva do que podia funcionar para o público feminino.”

A Camisa Lucia é a mais simples.

Todos os modelos foram batizados em homenagem a mulheres da família. Enquanto a camisa Maria (a avó dos irmãos) é uma proposta branca clássica, a Eve (como a filha de Tiago) é uma alternativa mais oversized e descontraído, num tom de azul claro, para quem quer fugir aos brancos.

O bestseller, contudo, não deixa dúvidas. É a Lúcia, tal como a mãe de Tiago, descrita como “uma camisa statement”, marcada por um colarinho “diferente do habitual, comprido, com presença”. Conta ainda com detalhes de pregas nas manga e botões de madrepérola, que a tornam mais delicada. Nesta primeira linha, Tiago explica que se focaram sobretudo na escolha de tecidos de qualidade, neste caso algodão italiano da Thomas Mason. 

Todas as propostas são feitas sob pedido e, por isso, não há stock. “Há aqui uma intenção de trabalhar este conceito de slow fashion e mostrar aquele que é o nosso know how na indústria da moda portuguesa.”

Para ter uma peça ainda mais exclusiva, pode personalizar cada uma com bordados personalizados. Cada cliente pode colocar duas ou três iniciais, em azul ou cinza, colocadas no lado esquerdo da cintura ou no punho direito, por exemplo.

Ainda que tenha começado com apenas três modelos, a Angie planeia ir lançando modelos especiais e com tecidos diferentes. “É quase um trabalho paralelo à Camisaria Machado, é um projeto que queremos continuar a levar com muito carinho.”

E, para o futuro, têm um plano de crescimento bem definido e que poderá passar pela internacionalização. “Temos uma ideia daquilo que o mercado precisa e, no nosso entender, havia espaço para este conceito. Faltava algo semelhante, mas com esta qualidade”, conclui Tiago.

Todas as peças podem ser compradas através da página de Instagram da marca e, até ao final do ano, será lançado o site. Os preços variam entre os 130€ e os 140€.

Carregue na galeria para conhecer os modelos.

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