Zeca Afonso cantou sobre existir “em cada esquina um amigo” e o verso da música “Grândola, Vila Morena” pode ser facilmente aplicado à vivência em Benfica. Seja uma loja de brinquedos, uma boutique de roupa ou um espaço de louças, os habitantes locais encontram um rosto familiar em cada canto deste bairro, que junta o melhor do comércio de rua da capital.
Atualmente, talvez seja difícil imaginar que, há poucas décadas, a paisagem ali era bem diferente. A freguesia acompanhou o crescimento exponencial de Lisboa e, entre lugares como a Estrada de Benfica ou as redondezas do largo da Igreja, há negócios que se mantiveram durante décadas. Outros têm aparecido nos últimos anos.
A originalidade é um dos fatores que faz com que muitos destes negócios se distingam, seja pela vasta oferta ou pela decoração pensada ao pormenor. Porém, há outros detalhes que fazem com que os espaços já façam parte do roteiro de compras obrigatório da zona, como o atendimento personalizado, a demanda por parte dos visitantes ou o ambiente acolhedor e foram esses critérios que nos nos fizeram chegar a estes sete destaques.
A freguesia foi a escolha da KidsR quando decidiu mudar de morada, em novembro de 2022, após ter surgido em Odivelas. Desde o início, Benfica foi uma das zonas prioritárias da fundadora Susana Alvarinho, de 52 anos, por ser um local com muito comércio e residentes, com “faixas etárias completamente diferentes” e “urbanizações de luxo a ser construídas”.
A empreendedora (que também criou a BebeW há cerca de seis anos) pensou nesta concept store de design e decoração infantil para ser uma experiência interativa e sensorial para os miúdos. Cada peça foi colocada estrategicamente num determinado sítio, de modo a despertar os cinco sentidos de quem passa por lá. O olfato é o primeiro, graças ao aroma a talco que se sente mal se entra na loja — e que está à venda em frascos de 80 mililitros.
Quando precisar de dar uma festa — mais especificamente, “a melhor festa da sua vida” — pode dirigir-se à Bailarico. Neste espaço, que abriu no verão de 2022, a fotógrafa Susana Cruz, juntou opções como balões de hélio, artigos fofinhos de cerâmica, piñatas e outras opções indispensáveis a uma boa celebração.

Encontrou uma loja que estava fechada há 20 anos, uma antiga tabacaria ainda com alguns produtos. O senhorio alugou-lhe o espaço, e foi aí que os seus planos mudaram radicalmente. Se antes queria abrir um estúdio de fotografia, percebeu que tal não era possível e acabou por dar uso aos artigos de festa que sobraram das sessões que ali realizou.
Na zona também não faltam serviços. Em setembro de 2024, André Dias e Natacha Esteves, dois colegas que se conheceram numa formação de cabeleireiro, em 2012, abriram o salão Studio 13 com um conceito claro. A dupla quis criar um ambiente que se assemelhasse a “uma extensão de casa”, onde as clientes pudessem aproveitar diversos serviços de beleza.
“Notámos que existiam muitos cabeleireiros e cafés na área, mas sentíamos que as mulheres perdiam muito tempo em ambientes que não eram muito acolhedores”, observaram os fundadores, em entrevista à NiT. Com isto em mente, encheram a decoração com plantas e tapetes.
A lista vai ainda da lingerie da Dama de Copas, com tamanhos para todas as mulheres, à loiça a peso da Maria Atarefada, que também funciona com um bistrô com pratos servidos nos artigos que pode comprar. Pelo meio, dá para passar no Greyhound Studio e fazer uma tatuagem entre vários quadros.
Carregue nas setas abaixo para descobrir os sete melhores espaços comerciais no bairro de Benfica.