Um estudo que envolveu alunos da Universidade do Minho revelou que, em 12 anos, entre 2002 e 2014, houve um aumento da prevalência da miopia de 23 para 42 por cento em Portugal. Esta estatística acompanha a tendência de todos os outros países. Segundo, por exemplo, uma investigação recente realizada pela University College of London, 54 por cento das pessoas com mais de 40 anos têm erros de refração, quando na década de 60 apenas 10 por cento sofriam de miopia.
Este problema visual tem vindo a aumentar substancialmente, sobretudo em crianças, devido à utilização das novas tecnologias e aos ecrãs a que todos os dias estão expostas. Sejam smartphones, monitores de computadores ou até displays nos automóveis, os olhos dos miúdos são sujeitos a um esforço que nunca tinha sido exercido em todas as outras gerações.
A rapidez da evolução deste fenómeno digital não permite que o nosso olho se adapte à nova realidade, o que faz com que o problema da miopia seja já considerado, em alguns países, um problema de saúde pública. No sudoeste asiático, hoje em dia, 95 por cento da população sofre deste erro refrativo.
Perante este cenário, as empresas do setor estão muito mais sensíveis ao problema. Por isso mesmo, têm promovido soluções cada vez mais eficazes para controlar a miopia. A OPTIC One tem sido um dos melhores exemplos nesta área e, todos os anos, a empresa tem apresentado as melhores inovações mundiais no âmbito da saúde visual. Estas lentes são exclusivas para crianças, entre seis e os 18 anos, e atuam no olho em formação para evitar a miopia galopante. O que significa que as lentes vão proporcionar uma visão mais nítida e atrasar substancialmente o desenvolvimento da miopia.
Segundo o diretor-geral da OPTIC One, Pedro Castanheira: “No que diz respeito às soluções que existem para o problema em termos de lentes oftálmicas, a empresa está a trabalhar as lentes de controlo de miopia com as três opções que mais confiança oferecem. A lente Myosmart que foi a primeira a ser lançada, a Stellest da Essilor, e a MyoCare da Zeiss que foi apresentada há menos de meio ano”.
Este tipo lentes oftálmicas para o controlo da miopia, além de proporcionarem uma visão central nítida, atuam sobre a retina periférica através de mecanismos altamente sofisticados. O controlo da miopia ocorre quando conseguimos colocar a imagem sobre a retina, central e periférica, prevenindo o aumento do seu comprimento para não induzir ainda mais miopia.
Existem 32 lojas OPTIC One espalhadas por Portugal. Pode passar por lá para usufruir da oferta da consulta com um dos especialista da cadeia. Se quiser comprar uma destas lentes para os miúdos, saiba que os preços variam entre os 100€ e os 218€.
Carregue na galeria para conhecer melhor as lojas da marca.