Lojas e marcas

Estas sapatilhas de porcelana da Adidas valem mais de 800 mil euros

Vão ser vendidas em leilão no site da Sotheby's. Os lucros vão ser usados para tornar a arte mais acessível aos jovens.

As primeiras sapatilhas feitas de porcelana na história da indústria da moda vão ser vendidas à melhor oferta esta quarta-feira, 16 de dezembro. A criação inédita da Adidas foi avaliada pela prestigiada casa de leilões Sotheby’s, que estima que poderão ser compradas pelo valor exorbitante de um milhão de dólares (um pouco acima de 822 mil euros).

O par único no mundo está a leilão no site da Sotheby’s desde dia 7 de dezembro. Foi desenvolvido pela fábrica de porcelanas de renome Meissen em parceria com a Adidas, resultando numas ZX8000 que não são para usar na rua, mas para expor em casa como se se tratassem de uma obra de arte.

A estrutura de porcelana foi feita à mão e adornada com 15 dos 130 possíveis padrões com que a Meissen decora o seu vaso histórico (o Krater Vase). Os elementos de porcelana estão em partes como a sola do sapato, a fechadura dos atacadores e as etiquetas. Foram precisos seis meses para desenvolver o par, muito graças aos painéis individuais que foram pintados à mão por quatro artistas da empresa de porcelana.

O par de sapatilhas está a leilão no site da Sotheby’s — à data de publicação deste artigo, a licitação mais alta era um pouco acima de 26 mil euros. Os lucros vão ser encaminhados para ajudar o programa do Museu de Brooklyn, em Nova Iorque (EUA), que pretende tornar a arte mais acessível aos jovens locais.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT