Quando se preparavam para ter o seu primeiro filho, em plena pandemia, Rita Bastos e Manuel Laranjo, de 28 e 29 anos, não tiveram outra alternativa se não comprar tudo online. O casal percebeu que muitas das marcas de que gostavam vendiam apenas através das redes sociais e aceitavam transferências bancárias como o único método de pagamento.
“Sentimos falta de uma plataforma que agregasse todas as marcas do nosso interesse e, portanto, que tornasse tudo menos disperso e confuso”, contam à NiT. Com essa ideia, resolveram lançar uma plataforma que concentrasse num só sítio todas as marcas portuguesas e lojas independentes com produções limitadas, feitas com qualidade e de forma exclusiva. “No fundo, surgimos com o intuito de dar palco e voz a estes empreendedores”, acrescentam.
A 10 de maio deste ano, o BOU Market foi lançado como uma comunidade de entreajuda, onde os vendedores podem crescer e ver as suas vendas potenciadas. Muitos dos produtos que estão por lá são feitos à mão e as peças são de marcas 100 por cento portuguesas, em categorias como a moda, miúdos, gourmet, bijuteria, joias e gifts.
Por lá, tanto pode encontrar um biquíni como um par de brincos, um fofo para bebé, velas, compotas artesanais ou um porta-chaves. A escolha das marcas foi feita pelos próprios fundadores, que contactam projetos nacionais com produtos únicos.
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“Começámos por ir contactando aos poucos marcas de pessoas que conhecíamos, como amigos e familiares. Fomos alargando o nosso leque, devido à afluência e quantidade de empreendedores de marcas independentes que fomos conhecendo e encontrando”, explicam. A abordagem é sempre feita por telefone.
É um mercado online e, por isso mesmo, o BOU Market posiciona-se como um marketplace que está sempre a funcionar. Cada marca faz a gestão do seu stock de forma independente. A menos que haja rutura de stock de algum produto (que é logo assinalado como esgotado) ou que o lojista esteja de férias, está sempre aberto.
Rita licenciou-se em Hospitality Management na Les Roches Marbella International School of Hotel Management, em Espanha. Já Manuel tirou um curso de Business and Administration na Universidade Católica de Lisboa e é mestre em Gestão pela IE Business School de Madrid, também em Espanha.
Conheceram-se há cerca de 11 anos na escola secundária. Ao princípio eram só amigos, mas quando estavam no terceiro ano de faculdade começaram a namorar à distância — ela estava em Marbella e ele em Lisboa. Estiveram assim algum tempo até Rita se mudar para Londres, no Reino Unido, para trabalhar durante um ano. Continuaram à distância.
“Foi uma verdadeira prova de fogo para a nossa relação. Depois, vim para Portugal e aí estivemos juntos, mas ao fim de dois anos decidimos mudar-nos para Madrid, uma vez que o Manuel ia tirar lá o mestrado”, recorda Rita. E assim foi. Durante dois anos, viveram em Espanha, mas finalmente juntos. Ao fim desse período, regressaram definitivamente para o seu País e aqui estão desde então. Casaram e tiveram o Zé Maria.
Agora, dedicados ao BOU Market, acreditam que este tipo de conceito tem espaço para crescer em Portugal. “Quando começámos a contactar as marcas para sere nossas parcerias, nunca esperámos atingir 200 lojistas. Foi uma verdadeira surpresa.” Neste momento, já contam com cerca de 250 vendedores e mais de 2.500 produtos.
“Acreditamos que a comunidade BOU Market tem espaço para crescer no nosso País porque a união faz a força. Juntos, em comunidade, com o objetivo comum de dar a conhecer as marcas e vender os seus produtos, todos os parceiros beneficiarão das potencialidades dos nossos serviços”, reforçam.
A seguir, carregue na galeria para conhecer algumas das propostas que estão agregadas nesta plataforma.