Quando era miúdo, António Ferreira ia passear muitas vezes com o avô Carlos, que o levava no seu Volkswagen Carocha de 1972 até Belém, para comer croquetes na Vela Latina e ver os barcos a passar. Hoje, o veículo clássico ganhou uma nova vida na empresa The Wedding Gentleman, o projeto de António e da namorada, Rita Pires, ambos de 24 anos, que transporta noivos para a festa à saída da igreja, mas que também o aluga para eventos e publicidade.
O Carocha tinha sido uma surpresa do pai do António, Paulo, para o seu próprio pai, que era aficionado por carros e adorava este modelo, mas nunca tinha tido um. Quando o neto nasceu, em 1996, o avô Carlos fazia questão de o levar em grandes passeios no carro para ver o rio, mas depois de adoecer, em 2000, deixou de poder conduzir, o carro ficou parado e o dono acabou mais tarde por falecer.
Por não terem onde o guardar, os familiares acabaram por deixar o Carocha ao frio e à chuva durante 15 anos, acabando por sofrer muitos estragos e desgaste com o tempo. Em 2015, Paulo decidiu fazer alguma coisa: começou a restaurar o Carocha e a montar algumas peças, mas foi António quem acabou por terminar este projeto no ano passado.
Com a ajuda de Rita, montou, trocou e restaurou muitas peças para poder voltar a colocar o veículo na estrada. António, que se confessa um apaixonado por carros, já sabia muitas coisas de mecânica e conseguiu fazer tudo sozinho. “Quando começámos a restaurar o carro foi muito difícil encontrar profissionais que mexessem em modelos antigos. Muitas vezes estivemos os dois horas e horas na garagem a ver vídeos na Internet e a aprender como se fazia isto ou aquilo para garantir que era tratado com muito carinho”, conta Rita à NiT.
Em 2020, o Gentleman — o nome com que o batizaram — voltou finalmente a recuperar a luz dos seus tempos áureos. No dia 5 de maio, Rita e António lançaram a empresa que aluga o Carocha para festas, publicidade e casamentos e que pretende ajudar mais pessoas a criarem boas memórias sobre as suas quatro rodas.
Rita licenciou-se em Direção e Gestão Hoteleira na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril e tirou um mestrado em Gestão de Marketing no IPAM, em Lisboa. Trabalhou como wedding planner durante alguns anos e acreditava que faltava alguma coisa no mercado dos casamentos relativamente aos carros clássicos, um serviço que fosse mais personalizado, com uma imagem mais cool.
“Isto tudo adicionado ao facto de o carocha ser um carro muito bonito, elegante, branco — a cor mais solicitada para carros de casamento — e um clássico inconfundível fez-nos avançar com a criação da marca e deste projeto que é tão especial para nós”, revela.
Para António, que tirou Gestão de Empresas na Universidade Europeia, a The Wedding Gentleman foi uma forma de homenagear o avô que lhe deixou memórias tão bonitas. “Por que não dar a oportunidade a outras pessoas de serem felizes neste carro?”
Pode fazer pedidos de orçamento através do site ou pelo email hello@nulltheweddinggentleman.pt, mas também saber mais sobre o projeto na conta oficial de Instagram.