Lojas e marcas

Este saco permite-lhe plantar árvores e limpar o oceano sempre que for ao supermercado

Os goodbags têm um mini-chip incorporado que permite ajudar o planeta de cada vez que são reutilizados. Já chegaram ao Continente.
Foto: Instagram (@goodbagofficial)

Das conversas entre amigos às decisões de grandes marcas que podem mudar o mundo, o que é certo é que já ninguém fica indiferente à destruição visível do planeta. Para os que estão mais preocupados, já há muitas formas de contribuir para a preservação da natureza: reciclar, reduzir o consumo excessivo de roupa ou optar por usar sacos reutilizáveis quando vai ao supermercado, por exemplo.

A partir de agora já pode fazer mais: desde 5 de junho, o Continente passa a fazer parte da rede internacional goodbag, os famosos sacos de algodão 100% orgânico, que incluem uma tecnologia que permite ajudar o planeta — literalmente.

Os goodbags têm incorporado um mini-chip que, através de um scan com o telemóvel (basta descarregar a app gratuita goodbag, ativar o NFC e encostar o smartphone ao chip do saco), permite registar cada reutilização, que equivale a uma recolha de plástico dos oceanos. Este trabalho é assegurado pela ONG One Earth One Ocean.

Antes disso, assim que comprar o seu goodbag, ao aceder à app (disponível para Android e iOS) e ativar o QR code que vem na etiqueta, recebe logo o primeiro prémio: “parabéns, acabou de plantar uma árvore”. As árvores são plantadas pela WeForest, outra ONG parceira da goodbag.

Mesmo que não tenha um smartphone com NFC (ou simplesmente não puder descarregar a app), quando for às compras ao Continente e levar o seu saco, pode pedir ao operador de caixa para registar a reutilização, e a empresa garante a recolha de plástico do oceano – tal como se tivesse feito o scan na app.

Além de totalmente eco-friendly, estes sacos são elegantes, com modelos criados por designers portugueses e frases inspiracionais como “Think outside the bag”, “Menos é mais” e “0% plástico, 100% fantástico”. Estão à venda em exclusivo nas lojas Continente e custam 3,50€.

Faça o scan e já está.

Além de mostrar todas as lojas onde pode reutilizar o saco (como os supermercados Continente, Continente Modelo e Continente Bom Dia), a app regista quantos goodbags comprou e quantas vezes já o reutilizou e contribuiu para um oceano mais limpo — e sem plástico.

Com presença em nove países e mais de 1400 pontos de venda, a start-up austríaca goodbag orgulha-se de já ter contribuído para a plantação de mais de 34 mil árvores e recolha de mais de 64 mil sacos de plástico do oceano. No site da marca encontra todos os modelos de goodbags disponíveis.

Este artigo foi escrito em parceria com o Continente.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT