Lojas e marcas

Estes kits têm tudo o que precisa para fazer um painel de macramé em casa

A Pura Creative Nature é um projeto que se reinventou durante a pandemia para ajudar os portugueses a entreterem-se em casa.
A criadora, Francisca Féria.

Francisca Féria descobriu sozinha como se criavam peças de macramé, através de vídeos na Internet. Foi fazendo várias experiências e aprendeu com os erros até ganhar confiança suficiente para lançar a sua própria marca em 2018, a que chamou Pura Creative Nature. O projeto foi crescendo ao longo do tempo e as peças multiplicaram-se: no site vai encontrar, por exemplo, vários tipos de painéis de parede, peças de decoração e suportes de plantas, sempre feitos recorrendo a esta arte.

Apesar do sucesso do projeto — que já conta com quase 15 mil seguidores no Instagram — a chegada da pandemia despertou na criadora uma necessidade de se reinventar. Durante o primeiro confinamento percebeu que poderia contribuir de forma positiva para ajudar os clientes a passar o tempo em casa.

À NiT, conta que começou por gravar alguns tutoriais gratuitos de forma amadora para partilhar na IGTV. “Percebi que que as pessoas ficaram muito entusiasmadas com o tutorial, mas não sabiam onde encontrar os materiais porque estava tudo fechado. Lembrei-me que podia ser interessante criar um kit com todos esses materiais e explicações, que pudesse chegar facilmente a casa das pessoas”, recorda.

Foi assim que lançou os Pura Creative Box, em abril de 2020. O primeiro lançamento ensinava a criar suportes de vasos em macramé, com um guia passo-a-passo, cordão 100 por cento de algodão e uma argola branca de madeira. Mais tarde, surgiu a opção que permitia construir um pequeno suporte de parede.

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por PURA ⌇ Creative Nature (@pura.creativenature)

O sucesso foi tão grande que Francisca continuou à procura de formas de diversificar a oferta. O terceiro kit foi lançado a 22 de fevereiro de 2021, uma box com tudo o que é necessário para fazer um painel de parede apoiado num tronco de madeira natural — mesmo que não tenha experiência absolutamente nenhuma com a arte do macramé. Segundo Francisca, foi muito pedido por todos os seus seguidores.

É muito engraçado e traz-me muita felicidade ver que as pessoas gostam mesmo dos Pura Creative Box. Tenho muitas clientes que já compraram as três e agora compram corda para se aventurarem em projetos próprios“, explica Francisca, e acrescenta: “No fundo, estes kits ajudam as pessoas a usarem a sua criatividade e a relaxarem com a técnica da atenção plena num momento em que estão mais confinadas às suas casas”.

A Pura Creative Nature assenta muito no conceito da sustentabilidade e tem ainda o objetivo de “levar a natureza para dentro de casa”. Todas as caixas contêm materiais naturais, como corda de algodão, argila e troncos de madeira.

Francisca Féria tem 28 anos e estudou Psicologia na Faculdade de Psicologia de Lisboa. Em 2018 criou a Pura Creative Nature e acabou por se dedicar a tempo inteiro ao projeto. Na sua conta de Instagram pessoal, também partilha várias imagens do seu dia-a-dia ligado ao mar. A 5 de março deste ano, foi mãe pela primeira vez de um menino chamado Lourenço.

Em tempos de pandemia, teve a sorte de ver a sua marca crescer e a cumprir objetivos. Um deles, conta, era contribuir para melhorar o ambiente físico em casa através das peças de decoração, mas também conseguiu motivar vários portugueses a passarem mais “tempo psicológico” . “Muitas pessoas já referiram que fazer macramé é super relaxante e uma atividade que, sem dúvida, traz imenso bem-estar”, continua.

Todas as peças da Pura Creative Nature estão expostas no site, onde também vai encontrar os kits (com preços entre os 25€ e os 40€). No entanto, para comprar deve entrar diretamente em contacto com a criadora através de uma mensagem para a conta de Instagram da marca, ou enviando um email para pura.creativenature@nullgmail.com.

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por PURA ⌇ Creative Nature (@pura.creativenature)

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT