Comprar tudo o que precisa ou deseja em lojas online — abertas 24 horas por dia, 365 dias por ano —, sem filas para experimentar ou pagar, e receber os artigos diretamente em casa, sem ter de se deslocar. Estão são apenas algumas das vantagens do e-commerce (comércio eletrónico) que se tornaram especialmente relevantes durante os períodos de confinamento impostos pela pandemia da Covid-19.
Essa tendência manteve-se e, à medida que o hábito das compras online foi aumentando entre os portugueses, também cresceu a curiosidade sobre os produtos que mais se destacam neste segmento.
Artigos de moda, viagens para férias, bilhetes de espetáculos, eventos desportivos e livros são as categorias mais procuradas, segundo os dados do mais recente estudo Barómetro E-Commerce, promovido pela Marktest.
O primeiro lugar na lista, indicado por 70 por cento dos participantes, inclui vestuário, sapatos, acessórios e outros artigos de moda. Seguem-se as viagens e os bilhetes, com 54 e 51 por cento, respetivamente, sendo que os livros ficam um pouco abaixo, com 48 por cento.
Quanto às categorias que mais cresceram em 2024, o destaque vai para os artigos de decoração para a casa, assim como filmes e música. Todos tiveram um aumento superior a 3 pontos percentuais.
Os dados divulgados revelam ainda outra tendência ascendente do e-commerce nos últimos tempos. Pela primeira vez, o modo de pagamento mais utilizado passou a ser o MBWay, com mais de 4 milhões de compradores a utilizar a aplicação para fazer pagamentos online. O Multibanco ou Referência Multibanco passam a ser a segunda opção mais utilizada.