Antes de se dedicar ao vestuário masculino, Benjamin Evidente trabalhou para uma das marcas de sapatos de luxo mais famosas do mundo, a Manolo Blahnik. Durante mais de duas décadas, o designer de 52 anos dedicou-se ao retalho: “Comecei muito jovem, era próximo da família. Quando abriram a loja em Nova Iorque, era o lugar onde todas as celebridades e modelos iam”, conta à NiT.
Há seis anos, durante num retiro de ioga, encontrou um estilo de vida menos acelerado em Portugal— e voltou a investir na sua faceta mais criativa. Agora, abriu a primeira loja da Eurotas of Laconia a 23 de março. Situado no número 27D da rua de Entrecampos, em Lisboa, o pequeno espaço acolhe algumas das propostas da marca que fundou quando se instalou no nosso País. O destaque são as camisas coloridas e estampadas.
“Na altura, mudei-me para abrir um hotel de ioga com uns amigos. Já tinha vindo cá algumas vezes e é um destino cheio praias e cenários naturais”, recorda. “Mas não pensamos bem nos detalhes desse projeto, a combinação de personalidades não resultou e acabámos por não avançar.”
Contudo, tinha um plano alternativo. Estudou design de moda nos Estados Unidos e explorar o segmento do menswear era algo que equacionava fazer — decidiu arriscar enquanto estilista. Quando chegou a Portugl foi à procura de fabricantes e encontrou a Regojo. A empresa familiar fazia camisas para marinheiros nos anos 20, colaborou com Dalí nos anos 60 e produziu peças masculinas para Pierre Cardin.
Benjamin Evidente resolveu inaugurar o negócio com uma pequena coleção de camisas clássicas. Inspiradas na série “Peaky Blinders”, e nos gangsters da década de 40, fez da peça masculina a imagem de marca em torno da qual construiu a Eurotas of Laconia, que arrancou apenas no digital.
Quanto ao nome cativante, escolheu-o inspirado na empresa de sapatos onde esteve duas décadas. “Quando comecei a trabalhar na Manolo, muitas pessoas perguntavam ‘que nome é este?’ Eu também queria algo peculiar”, diz. Juntou o nome do deus grego dos rios devido ao Tejo — Eurotas — à com a palavra grega para “lago”, Lacónia.

Além da loja online, em 2019, Benjamin criou um showroom no seu apartamento onde recebia amigos para verem as peças. Aos poucos, começou a sentir vontade de ter um local aberto ao público onde mais pessoas pudessem ver de perto as suas criações: “Não sou do mundo digital, não é o meu passado e ainda tenho muito a aprender.”
Por isso, apesar do ceticismo, não hesitou quando encontrou uma loja disponível precisamente na rua onde mora. É um spot intimista, com cerca de 70 metros — equivalente a um apartamento mais pequeno — onde os padrões ousados chamam à atenção. “Não se compara a nenhuma outra loja masculina. Até as mulheres pensam ‘isto é uma loja de homens’?”, frisa.
O espaço é uma ode à estética vintage e foi criada para ser vista como “uma loja do passado”. O estilo das camisas, baseadas nas tendências que se usavam entre as décadas de 20 e 60, cumprem esse objetivo. Além das peças expostas que destacam pelos estampados florais, o estilista trouxe chapéus, gravatas e lenços de pescoço para adornar os manequins.
Logo que se entra no espaço, o espelho barroco italiano, com apontamentos dourados, salta à vista. O ambiente está repleto de pormenores antigos, mas Benjamin não considera as camisas que vende como peças conversadoras — os clientes concordam.
“Os homens adoram. Um dos meus principais clientes é um senhor angolano, mais velho, que diz que são completamente diferentes das camisas que costumamos ver à venda nas outras lojas”, revela. “Todos me dizem para continuar a fazê-las porque são únicas. Não são réplicas da Hugo Boss nem Zara.”
É precisamente esse o objetivo do estilista: criar modelos possam ser considerados exclusivos, mas menos dispendiosos que os de outras marcas. Além disso, é importante que esteja sublinhado na etiqueta que são feitas em Portugal: “Sinto-me inspirado por viver aqui e pelos potenciais clientes que me podem encontrar a qualquer momento”, conclui.
A loja da Eurotas of Laconia já está aberta no número 27D da rua de Entrecampos e funciona entre as 11 e as 18 horas, de segunda a sexta-feira. Carregue na galeria para conhecer algumas das propostas da marca, que também estão disponíveis no site.