Lojas e marcas

Farfetch abriu loja com a Alibaba e chega a mais de 700 milhões de chineses

A plataforma de retalho de luxo portuguesa iniciou as vendas na Tmall Luxury Pavilion este domingo.
É a segunda tentativa de conquistar a China.

A plataforma de moda portuguesa Farfetch chegou este domingo, 29 de fevereiro, à Tmall Luxury Pavilion, uma loja online criada pela gigante chinesa Alibaba. Este projeto destina-se ao retalho de luxo e chega a cerca de 770 milhões de chineses, segundo o jornal “Público“.

A publicação refere que, apesar da pandemia, as vendas de artigos deste segmento de mercado cresceram cerca de 49 por cento em todo o mundo em 2020, ultrapassando pela primeira vez os 2470 milhões de euros. 

“Há dezenas de milhões de pessoas que têm na moda a sua paixão. Há quem vá ao cinema, ou ouça música. Quem gosta de moda, não deixou de gostar por causa da pandemia. Acaba até por consumir mais”, disse José Neves, fundador da Farfetch, ao “Público” a propósito do novo negócio da empresa.

Esta é a segunda tentativa da plataforma de conquistar o mercado chinês, depois de uma primeira parceria com a JD.com que terminou após três anos a 31 de dezembro de 2020.

Ao mesmo jornal, José Neves explica que a Alibaba não foi a primeira escolha da Farfetch por se encontrar “sob a mira das autoridades” na altura devido a um processo judicial da Kering (que detém marcas como a Gucci, Balenciaga ou Bottega Veneta), que a acusava de contrafação. “Enquanto a Alibaba não limpasse a casa, em termos de propriedade intelectual, não seria uma plataforma para nós”, recorda.

Hoje, com o cadastro limpo, a Alibaba criou “milhares de ferramentas” que pretendem controlar e eliminar infrações à propriedade intelectual e são várias as marcas que se têm vindo a lançar na Tmall Luxury Pavilion nos últimos meses. Agora, é por lá que José Neves espera estar mais perto dos clientes chineses e numa plataforma que se foca na venda de produtos de moda — a categoria central da JD.com, pelo contrário, é a eletrónica. 

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