Após passar pela “experiência transformadora” de ser mãe, Diana Silva começou a escolher cuidadosamente os brinquedos do filho, atualmente com um ano. Nos primeiros meses após o seu nascimento, percebeu que, em Braga, não encontrava o que procurava — opções que aliassem o caráter didático a um design diferenciado.
Ao ser confrontada com a extinção do cargo que desempenhava, na área de recursos humanos, encarou a situação como uma oportunidade para explorar essa lacuna que identificou no mercado. “Sempre tive uma grande paixão pelo mundo infantil. Quando era mais nova, adorava o ‘faz de conta’ e imaginava que era professora”, revela à NiT.
A ligação de Diana ao mundo empresarial sempre a fez sentir que tinha talento para comunicar e interagir com o público. Por outro lado, os seus pais, que “tiveram um negócio a vida toda”, também lhe serviram de inspiração.
Atualmente, a empreendedora de 29 anos está determinada a oferecer soluções que inspirem outras famílias, podendo encontrá-las na Farm Kids. A loja abre portas este sábado, 9 de novembro, no centro de Braga. Reúne brinquedos, acessórios e roupas “que fazem os olhos brilhar”, de várias etiquetas nacionais e internacionais que privilegiam o design nórdico.
“Procurei artigos que fossem educativos e didáticos, mas que se destaquem pela estética minimalista e em tons pastéis”, explica. “Notei que, na região, as pessoas procuravam o mesmo e faziam compras online porque na cidade não tinham uma loja à qual se pudessem dirigir.”
Entre as propostas, destacam-se os brinquedos de madeira da marca sueca Kid’s Concept, o calçado respeitador da etiqueta espanhola Attipas, os peluches felpudos da Jollein ou as propostas nacionais da Mrs Ertha, que oferece roupa, brinquedos e acessórios com uma paleta de cores neutra.
The Happy Gang, Kid’s Concept, Mr. Maria, Trixie, Banana Panda, Mushie, Tutete, Floss & Rock, Bibs, Hoppstar, Kidywolf, Timio, Olmitos e Rockahula Kids são outras das etiquetas disponíveis no espaço. Há mais de uma dezena de opções.
“Temos marcas que se destacam na altura do Natal”, acrescenta Diana. Além de presentes originais para os mais novos, também tem fraldas de pano com motivos alusivos a vários temas.
A decoração da loja de 25 metros quadrados é uma extensão do logótipo, com a representação de uma ovelha em tons claros. O espaço, com cores neutras e pastéis, “é muito acolhedor e tem um estilo muito próprio”, afirma.
A escolha da designação, Farm Kids, aconteceu por impulso: “Sempre gostei muito de animais. Os meus pais têm uma quinta com vários, incluindo ovelhas, e, durante o brainstorming, concluí logo que o nome era muito fofo. O logótipo surgiu primeiro e achei logo que funcionava.”
Quanto às novidades, podem ser semanais ou mais sazonais — tudo depende da procura dos clientes nos primeiros tempos. A fundadora irá fazer as encomendas consoante os pedidos e a necessidade de repor o stock, apostando em receber sempre os bestsellers.
Diana quer ainda apostar numa loja online, que será lançada até ao final do ano. Depois, se o feedback dos bracarenses for positivo, segue-se o objetivo de abrir um espaço maior e numa zona mais central na cidade.
Carregue na galeria para conhecer alguns dos bestsellers da Kid’s Concept, uma das marcas em destaque na Farm Kids, com preços a partir dos 6€.