Lojas e marcas

Feed: a nova concept store que reúne as suas marcas digitais favoritas num espaço físico

Abriu a 1 de agosto na zona do Beato, em Lisboa. Além de compras, os clientes podem beber um copo, apreciar arte e ouvir palestras.
Querem ser mais do que uma loja normal.

O digital torna qualquer compra num processo mais rápido e simples, principalmente durante a pandemia. Porém, não há nada como visitar uma loja e poder tocar nas peças, experimentá-las e passear pelos corredores. A concept store Feed abriu a 1 de agosto na zona do Beato, em Lisboa, e apresenta uma seleção de dezenas de marcas online que passam a ter presença física.

Antes de se instalar no número 42B da Rua de Xabregas, um espaço com um grande dinamismo artístico, o conceito já existia. “[A marca] era da minha melhor amiga [Maria Camila Pizarro, 34 anos], que estava em Oeiras, numa loja muito pequenina”, conta à NiT a atriz Mafalda Rodiles, de 39 anos. “No final do ano, decidiu que queria vir para Lisboa e abrir algo maior. Convidou-me e começámos à procura de um novo espaço.”

Na marca já estão 37 marcas expostas, sendo que o número total de negócios que já estão fechados atinge as 52 etiquetas. Esta seleção permite que projetos que ainda só existem na Internet possam dar aos seus clientes a possibilidade de conhecer toda a oferta de perto. Quando entram em contacto com as respetivas marcas, são encaminhadas para a Feed.

“Comecei a comunicar com as marcas quando isto era ainda um sonho. Ainda não tínhamos espaço físico”, explica Mafalda sobre a seleção. “Falei com marcas que já conhecia, porque trabalhei ou fotografei com elas, e outras marcas de que gosto. Queria marcas no segmento médio-alto, nacionais e com uma produção mais artesanal e sustentável. São marcas que eu compraria.”

Destacam-se projetos de figuras públicas com as quais a concept store tem parcerias. É o caso da Literall, do apresentador João Montez; ou a Two Zero, da influenciadora digital Bárbara Inês. Gutierrez, Pilar do Rio, Royal Way, Misis, Hiss, Amora, Jazu, Coisa Linda, Beneditas, Cat Boo, Suri, Meu Cramé  e Concreto são outras das opções que pode conhecer na loja.

Neste momento têm joias, sapatos, ténis, carteiras, lingerie, roupa e chapéus. Existem até peitorais: “Estamos muito contentes com as marcas, porque o espaço depende muito delas. São elas que estão expostas”.

A loja é decorada pelas marcas selecionadas.

Para acolher tantos projetos diferentes, quiseram que o local fosse bastante amplo e luminoso. A loja tem 440 metros quadrados e assume-se quase como um espaço industrial, devido à sua dimensão. “O [facto de] ser muito grande possibilita-nos ter muitas marcas e umas potencializam as outras. Todas as marcas enviam clientes e o cliente pode ir ver um biquíni e encontra outra marca de roupa”, acrescenta uma das sócias.

Na decoração, que tem sido da responsabilidade de Camila, destacam-se os sofás largos e o papel de parede com peixes gigantes que também vai ser colocado no teto. Estão a abrir em slow opening, pelo que ainda está a progredir aos poucos antes da inauguração oficial, marcada para 9 de setembro. Ainda assim, já é um espaço instagramável, que as pessoas podem visitar e beber um copo, tal como a localização pede.

Têm uma zona de lounge à entrada, “mas a ideia não é ser uma coisa paga ou virar um bar”. “As pessoas visitam a loja e podem beber uma cerveja ou uma água.” Mafalda sublinha que morou no Brasil e “fazem muito isso para criar uma relação com o cliente”. E acrescenta: “Quero uma loja em que as pessoas não estejam ali só para eu impingir alguma coisa ou vender”.

Uma particularidade da loja é que vão ter artistas a expor, vários talentos da arte e da fotografia. Ao pensar no espaço, ambicionaram conjugar moda, arte e decoração.  Ao mesmo tempo, para não ser apenas uma loja normal, querem aproveitar a dimensão para fazer lançamentos de marcas, desfiles e outros pequenos eventos, como palestras e workshops.

O espaço está aberto de segunda-feira a sábado, das 11 horas às 19 horas. Carregue na galeria para conhecer as propostas da Hiss, uma das marcas que fazem parte do projeto. Tem novas peças de lingerie que podem ser usadas na rua.

ver galeria

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Rua de Xabregas 42b
    1900-015  Lisboa
  • CONTACTOS
  • HORÁRIO
  • Segunda-feira a sábado das 11h às 19h

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