Quando acabou o contrato com a TVI, em dezembro de 2023, Sofia Vasconcelos aproveitou a pausa para rumar até São Tomé e Príncipe. Como não sabia quando é que voltava a ter uma agenda tão livre e já com um novo podcast a caminho — o “100 Purpurinas”, na Mega Hits — cumpriu o sonho antigo de fazer voluntariado em África.
“Queria ter esta experiência porque é uma realidade incomparável a qualquer outra parte do mundo. Mas nunca tinha tido disponibilidade fora do País”, conta a apresentadora, de 29 anos à NiT. “Conseguimos ajudar em tudo aquilo que achamos que não somos úteis, mesmo nas coisas mais mínimas.”
O que Sofia não esperava era que, na ilha de Guadalupe acabaria por nascer uma nova linha de beachwear. Chama-se “Leve-Leve”, foi lançada a 2 de março e é a primeira coleção unissexo da marca Marma, que fundou com a amiga Catarina Meidon no verão de 2021.
A inspiração veio quase toda dos habitantes locais. Durante o período na ilha, a apresentadora deu apoio escolar na Associação Kele através de explicações para miúdos. “São famílias muito numerosas, trabalham muito e os voluntários são a relação mais próxima que acabam por ter”, acrescenta.
À medida que o tempo passou, percebeu que a maioria costurava de forma exímia. “Têm tecidos incríveis”, aponta. Com um pequeno pedaço de pano conseguiam criar saias em tempo recorde. Foi aí que se começou a dar o clique de transportar essas matérias-primas vibrantes para uma coleção.

Inicialmente, pensou em comprar os tecidos e trazê-los para Portugal. Mas percebeu que as peças tinham de nascer ali. “Queria continuar a dar trabalho aquelas costureiras cheias de talento e a ajudar a produção local”, sublinha.
Sofia recorda-se de uma jovem que percorria todos os dias mais de 20 quilómetros, desde Guadalupe até à cidade, e que tinha como objetivo trabalhar por conta própria, mas não tinha clientes suficientes. Assim que recebeu a proposta para trabalhar para a Marma, não escondeu o entusiasmo. “Eles ficam tão felizes que têm dificuldade em expressar-se. Não sabem como agir.”
Os miúdos são o rosto da marca
A nova coleção, composta por duas camisas e duas calças, é fruto de pedidos que os clientes já faziam algum tempo. Como muitos homens gostavam dos padrões da marca, surgiram cortes que dão para qualquer género. Se até há pouco tempo a etiqueta dedicava-se apenas aos biquínis, tem-se posicionado cada vez mais como um negócio de beachwear.
A campanha é protagonizada pelos miúdos com quem Sofia se cruzou. “Disseram que foi um dos melhores dias da sua vida. Já tive muitas sessões fotográficas e, no final do dia, nunca dizem que estão fartos. Eles não queriam que acabasse”, conta a fundadora, que tirou todas as fotografias nos sítios onde mais costumava estar, na praia ou na fonte onde iam buscar água.
Após o lançamento da coleção, a apresentadora tem partilhado uma pequena apresentação de cada um dos jovens, com o nome, a idade e o seu maior sonho. E continua a falar com aqueles que têm telemóvel, como um engenheiro mecânico que tem o sonho de vir para Portugal e tornar-se modelo.
Para ajudar esta comunidade, dez por cento das vendas da coleção revertem para a Associação Kele do país, de forma a continuar a apoiar a educação (e os sonhos) destes miúdos.
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A expressão que dá nome à linha, Leve-Leve, é também um retrato da atitude de cada um deles. É sempre a resposta que dão sempre que alguém lhes pergunta como é que estão. “Para eles não há problemas e a vida é sempre vivida com calma e de forma descontraída. E foi o que mais me marcou porque contrasta com o ritmo alucinante que vivemos, sempre a reclamar de tudo.”
Após o lançamento dos conjuntos, o objetivo da Marma é lançar uma série de coleções-cápsula com edições limitadas e que não se limitem apenas ao verão. Ao longo do ano, as linhas poderão ser aquilo que os clientes quiserem, mas seguindo sempre a intenção de incluir os cortes e os acessórios que se vê no Brasil, como as missangas, os búzios e as contas coloridas.
“Mantemo-nos fiéis ao mesmo estilo, porque é o que nos diferencia o mercado. Vamos apostando nos melhores cortes, modelos e ouvimos o feedback das pessoas desde o início da marca”. E as próximas coleções vão precisamente dar resposta a esta demanda.
Como tudo começou
A Marma Swim nasceu no verão de 2021, fruto da vontade de Sofia Vasconcelos, de 28 anos, e Catarina Meidon, de 31 anos. Além de partilharem uma paixão fervorosa por swimwear, tinham um objetivo em mente. Queriam não só dar resposta à dificuldade que existia em Portugal em encontrar biquínis com corte brasileiro, mas também colocar o que muitos consideram defeitos, aquilo que as peças destacam.
Em 2022 foram escolhidas três protagonistas para continuar a contar a história que a Marma começou. Não se tratam de corpos normativos, mas de figuras que celebram as suas marcas e cicatrizes. Com base na ideia que “não é o biquíni que torna a pessoa confortável, mas a pessoa que se vai sentir confortável com biquíni que usa”, procuram incentivar todas as mulheres a usarem um biquíni.
Não são apenas os biquínis que estão por trás sucesso. Uma das grandes novidades deste ano foi o alargar da oferta ao beachwear. Tops, camisas e calças são alguns dos exemplos que as clientes da marca podem encontrar nesta nova coleção.
Com exceção desta coleção, toda a produção, com uma dimensão reduzida, é feita no Norte, após as peças serem desenhadas pelas duas fundadoras. Uma das particularidades da marca são precisamente as licras escolhidas pelas fundadoras, que tem de apresentar conforto e boa qualidade.
A Marma Swim não tem loja física, mas pode visitar o showroom no número 1076 A da Avenida D. João IV, em Guimarães. Pode também encontrar todas as criações da marca no site, onde apresentam as suas coleções e expressam os seus valores.
A nova coleção da marca está disponível no site da Marma entre os 3,90€ (no caso dos scrunchies) e os 44,50€. Carregue na galeria para conhecer as propostas.