Em pleno inverno, Dana Tsyganok e Alex Rogachevskiy visitaram a ilha das Flores, nos Açores, e encontraram beleza até nos ventos selvagens. Durante a viagem, o casal ucraniano sentiu-se inspirado pela proximidade do oceano, pelo som das cascatas e, claro, pelos campos intermináveis de hortênsias.
Quando regressaram a Lisboa, onde vivem há três anos, sentiram necessidade de trazer a magia que sentiram para a capital. “Já tinha trabalhado como florista na Ucrânia. Percebi que podia usar o meu conhecimento para colmatar uma lacuna no mercado”, conta a jovem à NiT.
Das memórias de cada canto do arquipélago nasceu a Flores Island, uma loja onde cada ramo conta uma história relacionada com os Açores. O espaço — que pretende ser, como o nome indica, um paraíso dos arranjos florais — fica na Praça Ilha do Faial, em Arroios, e abriu a 17 de novembro.
“Aos poucos, percebemos que muitos portugueses gostam da ideia, porque a maioria já conhecia e adora a região”, acrescenta. “Já tínhamos a ideia do nome e do conceito, mas estivemos alguns meses à procura do espaço até encontrarmos a oportunidade ideal.”
Dana, de 25 anos, e Alex, 23, vivem em Portugal há cerca de três anos e, apesar da origem em comum, conheceram-se cá, no concerto de um cantor ucraniano em Lisboa. Enquanto ele se mudou para concluir os estudos, a namorada decidiu fazer as malas após o início da guerra.
“Tenho aqui a minha família toda, então foi uma opção natural”, explica. “Vivi cá algum tempo quando era pequena, mas os meus pais divorciaram-se. O meu pai ficou cá e eu voltei com a minha mãe.”
Agora, na Flores Island, oferece serviços para quem procura um bouquet para surpreender alguém, arranjos florais para eventos especiais ou apenas flores frescas, para quem quiser arriscar e criar um ramo mais personalizado. Cada espécie é selecionada de forma rigorosa e detalhada.
O elemento central da loja, seja nos ramos ou na decoração, são as hortênsias que estão em cada canto nos Açores — e surgem em tons de branco, roxo, rosa, verde, azul e até vermelho. É uma parte tão fundamental do ADN do negócio que também surge no logótipo da marca.
Esta planta é também o cartão de visita dos clientes que, logo à entrada, dão de caras com os jardins verticais cheios de pétalas, que adornam a fachada e contornam a montra transparente. Desde a inauguração, Dana e Alex têm recebido muitos olhares curiosos a espreitar.
“Muitas pessoas querem perceber todos os detalhes. O espaço estava fechado há muito tempo, então há muitos vizinhos que vêm perceber o que é e ficam felizes por terem um espaço assim perto de casa. Alguns têm medo, outros visitam-nos sem pensar duas vezes.”
No interior, vários bouquets já feitos estão expostos como se de obras de arte se tratassem, nas estantes ou mesas de apoio que se veem a partir da rua. “Queríamos um espaço em que cada detalhe fosse pensado com carinho para partilhar a nossa experiência.”
Além das hortênsias, os lisboetas podem encontrar todo o tipo de espécies que vão das mais clássicas, como rosas de diversas cores ou girassóis, às opções mais exóticas e diferentes. “Tentamos encomendar flores que não existem noutras lojas e que sejam difíceis de encontrar.”
Apesar da inspiração nos Açores, o stock vem de fornecedores um pouco por todo o mundo. Há vários que estão situados em Portugal, mas a dupla também está em contacto com floristas de Espanha, dos Países Baixos ou até do Quénia. Tudo depende do que estão à procura.
No catálogo, a dupla quer apostar em bouquets pré-feitos que, através das cores ou das formas, façam referência aos vários elementos dos Açores. Alguns serão focados na ligação ao mar, outros terão apenas flores de campo e haverá opções que terão exclusivamente hortênsias.
Os mais criativos podem aparecer, escolher o que gostam e construir um ramo com a ajuda de Dana, que vai dando a sua opinião à medida que a pessoa fala sobre as suas preferências. O processo de composição, dependendo do volume desejado, pode demorar apenas cinco minutos.
O objetivo? “Eternizar a beleza dos Açores e trazer as flores para o quotidiano”, conclui. “Queremos que as pessoas possam ver como os arranjos são confecionados e tenham acesso a ramos que as inspirem diariamente, ou em dias e momentos especiais.”
Quanto aos preços, tudo depende do tamanho e das espécies escolhidas. O orçamento pode ser pedido através da página de Instagram da marca.
Carregue na galeria para ver mais imagens da loja e conhecer melhor o conceito.