Há mais de três décadas que Sónia Santos está por detrás da produção de móveis para cerca de 22 países. Desde que criou a desde a Modelarmóvel com o marido, Jorge Santos, ainda nos anos 90, a empresa familiar assinou projetos para marcas como a Tiffosi, a Lion of Porches e a Decenio, entre outras.
Em paralelo, manteve sempre uma paixão por artigos de cozinha. Um dia, a empreendedora de 53 anos arriscou e comprou uma marca — e o respetivo espaço físico — dedicada à comercialização de artigos em madeira, seja para decoração ou para artes decorativas.
A primeira coisa que fez, ao adquirir a Galho Seco, em 2019, foi comprar uma série de cerâmicas para juntar ao catálogo e vender à unidade “Sempre quis ter uma loja que misturasse loiças com outras propostas, como toalhas, napperons ou guardanapos”, recorda à NiT.
A aposta foi um sucesso tão grande que o ponto de venda, no centro da Trofa, passou a dedicar-se sobretudo a estas propostas. Desde o início do ano, Sónia passou a vender cerâmicas ao peso. O quilo custa sempre 2,70€.
“Percebi que podia ir mais além. É um mercado que tem crescido imenso no nosso País e, como conhecia algumas fábricas, comecei a ir sozinha às confeções e a falar com pessoas. Algumas compro à palete, outras à unidade”, explica.
Na loja, os clientes encontram centenas de peças distribuídas por cerca de 200 metros quadrados. Há filas enormes com pratos de segundas escolhas, mas também saladeiras, tabuleiros, assadeiras, canecas, travessas, vasos, chávenas de café e alguns copos.
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O processo é simples. A proprietária está disposta a acompanhar os clientes e a ajudá-los a encontrarem o que precisam. Após selecionarem tudo o que desejam, cada um pesa o que leva consigo para saber quanto vai pagar.
“Gosto muito de manter a proximidade com quem nos visita, então brinco e acompanho no que for preciso. Se for preciso, vou ajudar a escolher a loiça”, acrescenta. “Não me importo que as pessoas venham e levem o tempo necessário para encontrarem o que querem.”
No entanto, há vários artigos vendidos à unidade, como algumas taças pequenas ou malgas. No caso dos copos de café, por exemplo, pode encontrar objetos a partir dos 30 cêntimos.
As peças da Galho Seco são encontradas em fábricas espalhadas pelo País. Sónia destaca referências como a Costa Verde, Cerâmica à Mesa ou Vale do Sol. Esta variedade reflete-se no design que vai das opções mais coloridas e texturizadas às minimalistas.
A organização do espaço foi pensada para ajustar os visitantes. A fundadora aproveitou as estantes de madeira à volta de toda a loja para expor a maioria dos artigos, enquanto à entrada estão em destaque as sugestões vendidas à unidade. Além disso, há uma mesa que é alterada todas as semanas com ideias de decoração de mesa para os clientes.
Apesar da localização, Sónia ainda pensou em abrir portas noutro sítio. A loja na Trofa vai manter-se, mas o objetivo de expandir e levar o conceito para outras partes do País não desapareceu. Um dos próximos objetivos é abrir noutra cidade no norte do País, ainda sem quaisquer previsões.
Além disso, vai continuar a apostar nas redes sociais onde o negócio tem crescido a olhos vivos, seja no Instagram ou no TikTok. A Galho Seco já vende para várias cidades, como Lisboa, Leiria ou Aveiro, e também recebe pessoas de longe apenas para conhecer as novidades.
Carregue na galeria para conhecer algumas das peças que pode encontrar à venda na loja.