Da enfermagem à moda, foi quando começou a trabalhar numa estamparia — onde criava designs para marcas como Givenchy e Karl Lagerfeld — que Carole Moreira passou a valorizar o vestuário. Se antes via cada peça como “um trapo que usamos”, a oportunidade de explorar o mundo têxtil fê-la perceber que a roupa “é uma extensão de quem somos”, conta à NiT.
A materialização desta descoberta aconteceu em janeiro de 2023, com o lançamento da Gambacci, a sua marca própria. Por trás do vestuário da etiqueta portuguesa, está o desejo de fazer peças intemporais, que ultrapassam qualquer tendência ou estação, e nas quais todas as mulheres podem encontrar uma forma de se sentirem confiantes.
Esta missão começou a desenhar-se em 2014. Até então, a jovem de 28 anos não tinha tido qualquer contacto com o mundo da moda. Começou a estudar para se tornar enfermeira, porém, acabou por não concluir o curso: “Não queria ter de ir para o estrangeiro para ter um bom salário. E, além disso, não temos autonomia”, explica.
Através do namorado da altura, cujo pai tinha várias empresas na área da moda, que iam da confeção à sublimação, entrou num universo novo. Começou a trabalhar nas máquinas, “uma área mais baixa” até que, aos poucos, foi promovida a designer gráfica — um gosto que mantinha em paralelo, enquanto autodidata.
Com o fim da relação, acabou por deixar a empresa e teve outros trabalhos, passou por vários shoppings, mas ficou sempre com a ideia da marca presente. “Não me sentia realizada profissionalmente, então, pouco depois do fim dos confinamentos, consegui financiamento do estado e dediquei-me a tempo inteiro a este projeto.”
O nome fica no ouvido e causa curiosidade. É difícil não questionar o significado por trás da palavra, no entanto, foi uma escolha algo aleatória: “Foi a parte mais engraçada. Estava a fazer brainstorming de possíveis nomes com amigos, eram todos estranhos e esse foi o que mais me cativou”.
A oferta da Gambacci
Em cada proposta, Carole Meira quer refletir o valor que dá à emancipação feminina. Numa primeira fase, a etiqueta está a focar-se em peças de alfaiataria, com destaque para as calças e os blazers, desenhados a pensar num protótipo: “Quero ver mais mulheres em cargos de liderança”.
Porém, o objetivo é dividir a marca em duas vertentes. A primeira, a linha Office, é marcada por linhas mais formais que definem a empresária como musa. Mas “não importa a profissão que tenha, é um estado de espírito”, reforça a criativa.
“Empresárias, artistas, mulheres que gostam de sair para dançar ou que preferem ficar em casa a ler um livro. Podem ser mulheres que têm filhos de duas pernas ou de quatro patas. A Gambacci enaltece e celebra todas as mulheres, ponto.”
No segundo drop, agendado para março, vai ser apresentada a linha Out of the Office, com uma identidade mais descontraída. Vai ser desenhada a pensar em alguém que, mesmo que tenha um emprego formal, pode sair com as amigas ou ir até um bar com estas peças. Os visuais vão manter rigor, mas com um toque de ousadia e sensualidade.
Em ambos os casos, todas as encomendas são made-to-order, isto é, produzidas de forma a evitar desperdícios e excessos de stock. Cada modelo vai ser produzido de acordo com os pedidos que surgem, “especialmente para cada pessoa” e com atenção à durabilidade. Assim, “se a pessoa não quiser usar mais, pode continuar a ser passada durante bastante tempo”.
Carole Meira desenha as peças, pesquisa todos os tecidos e deixa-os numa confeção, na Maia, “que confeciona coleções para vários estilistas portugueses conhecidos”, contando com a colaboração de costureiras e fornecedores locais.
A par deste processo, a fundadora também criou um canal de YouTube, onde partilha vídeos para ajudar mulheres que querem lançar negócios. “Vou passar muitas informações às quais não tive acesso”, conta, reforçando a sua vontade de usar a ironia e as redes sociais para falar sobre os padrões da sociedade.
“Quando era mais nova, era chamada de maria rapaz porque era gamer e gostava de carros. Ninguém tentava perceber que o meu pai era mecânico e que os jogos me ajudavam a fugir da realidade. Quero quebrar esses rótulos todos.”
No futuro, com a evolução do projeto, deseja ainda apostar na produção de campanhas mais inclusivas. O cenário da união entre mulheres com vários empregos, etnias, idades e identidades de género é, neste momento, um dos principais motores do negócio.
O primeiro drop da Gambacci já está disponível no site da marca, com preços entre os 99€ e os 199€. Carregue na galeria para conhecer as propostas.