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Ganchos portugueses em forma de borboleta são um fenómeno. Já esgotaram 8 vezes

Os acessórios da Gapi World remetem para os anos 90. Quando foram lançados, o stock esgotou em menos de dois dias.
As borboletas já não são só na barriga.

Quando se trata de moda, há tendências que nos obrigam a fazer um verdadeiro exercício de memória. Nos últimos meses, os nostálgicos ganchos, muito usados durante os anos 80 e 90 — e que as mães obrigavam as miúdas a pôr todos os dias — começaram a aparecer novamente nos feeds das redes sociais.

A Gapi World, uma marca portuguesa de scrunchies personalizados, tem uma nova solução para os bad hair days. A insígnia decidiu juntar-se ao revivalismo e lançou uma gama de acessórios em forma de borboleta.

Disponíveis em 10 cores e com brilhos, as peças começaram a voar das prateleiras. Desde o lançamento, no final do ano passado, já esgotaram oito vezes, revela à NiT Rita Pinto, a fundadora da etiqueta. A jovem de 26 anos lançou apenas com três tons, mas percebeu que eram um sucesso quando esgotaram todas em menos de dois dias.

“Na altura queria um acessório que fosse diferente do normal, com cor e brilho, a pensar nos festivais de verão”, explica. “Imaginei logo que seria o acessório perfeito para dar um toque de magia aos penteados e outfits que essa altura pede.”

Contudo, não foi preciso esperar até à estação quente para se tornarem verdadeiros bestsellers. Quando ficou sem stock, começou a receber dezenas de mensagens de clientes a perguntar sobre a reposição e a pedir mais cores. Na maioria delas, havia sempre uma referência à The Eras Tour.

“Além de giras, estão a ser associadas à Taylor Swift e às roupas que já estão a ser escolhidas para a sua digressão, que passa este ano em Portugal”, acrescenta. “Percebi que as swifties aplicavam borboletas nos outfits escolhidos — nas roupas, nas botas, nas carteiras ou no cabelo.”

Antes de Rita conseguir colocar novas opções à venda, os pedidos de reserva de quem não tinha conseguido comprar continuavam a acumular-se. “A primeira vez que consegui fazer a reposição de stock tinha todas as borboletas já reservadas e pré-pagas.”

Apesar de apelarem aos fãs da cantora norte-americana, os acessórios “têm sido muito pedidos por todo o tipo de clientes” – mesmo por quem não acompanha a carreira da artista. “Já são tendência no Pinterest e TikTok, com ideias de penteados maravilhosos”, frisa a fundadora.

Devido ao feedback positivo, Rita não perdeu tempo e também lançou brincos com formato de pequenas borboletas coloridas e um colar com pendente borboleta. Embora sejam mais recentes, também estão a ser bem recebidos pelos clientes e já houve necessidade de reposição do stock.

A origem da Gapi World

A responsável pela criação da marca sonhava ter um negócio próprio desde cedo. “Tudo começou com uma camisa branca às flores que tinha em casa. Adorava o padrão, mas nunca a usava”, conta à NiT a jovem licenciada em Relações Públicas e Comunicação Empresarial. Para preencher a necessidade de ter um elástico original para prender o cabelo, lembrou-se da peça e recorreu à avó, de quem herdou a veia empreendedora.

“Pedi-lhe que me ajudasse a transformar aquela camisa num elástico para o cabelo”, acrescenta. “Aceitou o desafio e fez não só um, mas vários iguais. Adorou a possibilidade de fazer mais para vender.” Além da avó, que a inspirou a costurar, contou com o apoio da mãe e do irmão para reutilizar tecidos e criar scrunchies diferentes dos habituais.

Após o lançamento dos elásticos com zíper, que servem de carteira, e das versões que ajudam a secar o cabelo, Rita Pinto detetou outra lacuna no mercado e lançou os scrunchies impermeáveis. Há opções para todos os gostos e necessidades.

Com um constante desejo de inovação, que passa pelos padrões, tecidos e tamanhos personalizados, a evolução da marca passa pela produção cuidada. A Gapi World, lançada em 2018, define-se como um projeto 100 por cento português e livre de plástico, com um packaging reutilizável, biodegradável e reciclável.

Se os elásticos para o cabelo são o coração da marca, opções de outros acessórios não faltam. O alargamento da oferta a lenços, molas para o cabelo, tote bags e até peças de joalharia “foi algo muito pensado e ponderado antes de avançar” para estarem mais perto do público, percebendo o que fazia falta aos consumidores da etiqueta.

Todos os acessórios estão disponíveis no site da marca. Os ganchos estão disponíveis em 10 cores e cada par custa 8€, enquanto os brincos (em seis cores) estão à venda pelo mesmo preço. Os colares com pendente custam 20€ cada.

 

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