Lojas e marcas

Granado: a perfumaria tropical com 150 anos de história já chegou ao Chiado

Fundada por um português, em 1870, a empresa trouxe finalmente os seus produtos com espírito carioca para território nacional.
A etiqueta chegou à Europa em 2013.

Quem passa à frente da porta número 82 da rua Garrett, no Chiado, não imagina que o espaço reúne cerca de 150 anos de história sob a forma de fragrâncias. A Granado voltou a atravessar o Atlântico e, no dia 5 de dezembro, instalou-se no Chiado, onde o ambiente tropical sobressai de imediato.

A marca iniciou a internacionalização em 2013, ano em que rumou a Paris. Quase dez anos depois, o conceito chega finalmente a Portugal. A mudança começou a ser planeada bem antes da abertura em nome próprio: os produtos da marca já podiam ser comprados na Casa Pau-Brasil, no Príncipe Real.

“O plano inicial era abrir a boutique em 2020, quando comemorámos os 150 anos da marca, e até viemos a Lisboa. Fizemos um evento como pontapé de saída”, conta à NiT Sissi Freeman, diretora de marketing da Granado. “Com a pandemia, foi preciso esperar um pouco mais, mas por conta disso achámos um local maravilhoso no Chiado”.

Procuravam uma localização com muita circulação pedonal, que permitisse a portugueses e turistas descobrirem a Granado de forma orgânica. O Chiado, um bairro tradicional até na arquitetura, aproxima-se do ADN da marca que é, também ela, virada para a tradição. A inauguração é uma espécie de regresso às origens. A empresa foi fundada por um português, em 1860, que se mudou para o Rio de Janeiro. Manteve-se três gerações na mesma família com membros descendentes de José António Coxito Granado, natural de Escalhão (no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, na Guarda): “Sempre tivemos vontade de abrir em Portugal por conta dessas raízes”.

Em 1994, a Granado passou a ser propriedade de um empresário que adquiriu a insígnia, o britânico Christopher Freeman. No entanto, pouco mudou na essência de um negócio que se procura distanciar dos produtos de farmácia.

As linhas mais vendidas são inspiradas no Rio de Janeiro.

“A nossa loja é a primeira da Europa com um conceito de perfumaria que explora plantas, flores e extratos usados nas fragrâncias tradicionais brasileiras. Sempre com um olhar diferente”, acrescenta. A oferta inclui velas, sabonetes, difusores, colónias e até cremes virados para os aromas mais fortes e intensos, que costumam fazer mais sucesso em locais mais frios.

Sissi destaca as linhas Bossa e Carioca, uma espécie de postais do Rio de Janeiro, como alguns dos bestsellers: “São clássicos”, afirma. No caso da segunda, “foi criada quando viemos para a Europa há oito anos, ainda não existia no Brasil. Foi lançada em homenagem ao Chá Carioca e é inspirada na vegetação e nos espaços verdes do Rio”.

As fórmulas de cada uma das fragrâncias incluem muitos ingredientes naturais brasileiros, como a tonca, a baunilha, o caju ou a magnólia. “Tentamos mostrar uma perfumaria tropical, mas com um pouco de tradição”, já que o Brasil, o país da Amazónia, destaca-se pela sua riqueza natural. Com isto em mente, a Granado trabalha com fornecedores locais de forma a garantir a qualidade e a ajudar estas comunidades.

A arte das embalagens

A junção da tradição e da modernidade é visível tanto no packaging, como na decoração. No primeiro caso, os designs são resgatados do acervo da empresa e editadas de uma forma mais contemporânea, com o apoio de mais de 20 designers brasileiros que fazem ilustrações baseadas no passado da marca centenária.

Já o design de interiores, assinado pelo estúdio Ouriço Arquitetura e Design, explora a mesma identidade tropical. Ao contrário das lojas brasileiras e francesa, com armários artigos da década de 70, Sissi chama à atenção para “um piso hidráulico preto e branco que remete para as pedras portuguesas” e para o teto do espaço, estampado com flores usadas nos perfumes, uma obra do artista Gabriel Azevedo.

Da fachada exterior até ao espaço de dentro, predomina o verde, a cor institucional da insígnia e que remete para a protagonista das fragrâncias. Falamos, claro, da natureza. “Quando se olha para a loja da parte de fora, ela desperta logo curiosidade”.

No fundo do espaço, é possível explorar a história da empresa. “A loja tem um armário com imagens que retratam o passado da Granado. Temos uma fotografia da família no Brasil e até imagens de vários chás cariocas. Procuramos mostrar um pouco da nossa evolução”, conclui Sissi.

Se visitar a loja em Lisboa, no Chiado, encontra produtos entre os 7€, no caso de alguns sabonetes, e os 120€, quando falamos de perfumes especiais. Pode conhecer o espaço de segunda-feira a sábado, das 10 às 20 horas, e entre as 10 e as 19 horas de domingo.

Carregue na galeria para ficar a conhecer melhor a Granado, a nova perfumaria de Lisboa.

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FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Rua Garrett, 98
    1200-443 Lisboa
  • HORÁRIO
  • Segunda-feira a sábado das 10h às 20h
  • Domingo das 10h às 19h

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