Nos últimos anos, as plataformas de e-commerce a preços low cost, como a Temu, a Shein ou a AliExpress, tornaram-se uma loucura. Face à popularidade destes concorrentes, a Amazon — que envia mais de 1,6 milhões de encomendas por dia para todo o mundo — lançou uma alternativa.
Chama-se Haul e, numa fase inicial, só está disponível em versão beta nos EUA, mas desde quarta-feira, 13 de novembro, já pode ser acedida através da aplicação para telemóvel da empresa. Só precisa de escrever “haul” na barra de pesquisa e clicar no enter para ser reencaminhado para a nova loja online com preços ultracompetitivos.
A nova loja virtual vai ter valores fixados, sendo que a maioria custa menos de 20€ e os portes são grátis em pedidos acima dos 25€. O catálogo é composto por vários produtos de utilização diária como vestuário, joias, roupa de cama, objetos de decoração, instrumentos musicais, entre outros.
Para manter os preços baixos, as encomendas são expedidas a partir do centro de distribuição da Amazon em Guangdong, na China, para os Estados Unidos. Os envios terão prazos de entrega mais alargados (entre 9 a 11 dias), mas serão cobradas taxas reduzidas aos vendedores da plataforma secundária.
Os fornecedores vão pagar entre 1,60 e 1,90€ para exportar um artigo entre os 113 e 230 gramas, adianta a publicação. Atualmente, um item com o mesmo peso enviado pela Fulfillment by Amazon, custa entre 2,48€ e 3,86€.
“Encontrar produtos excelentes a preços muito baixos é importante para os clientes e continuamos a explorar formas de trabalhar com os nossos parceiros de vendas para poderem oferecer produtos a preços ultra baixos”, disse o vice-presidente dos parceiros de vendas mundiais da Amazon, Dharmesh Mehta.
Sobre a expansão para outros mercados, acrescenta: “Ainda é o início desta experiência e continuaremos a ouvir os clientes à medida que a refinamos e expandimos nas próximas semanas e meses”.
Aproveite e leia o artigo do NiT sobre a história da Temu e descubra os riscos de fazer compras nesta plataforma chinesa que se tornou um fenómeno global.
A NiT reuniu algumas das propostas disponíveis na gigante do e-commerce, das mais bizarras às banais.
Carregue na galeria para conhecer algumas — os preços começam nos 47 cêntimos.