Durante cinco meses, Beatriz Moreira viveu uma das experiências amorosas mais intensas da sua vida. “Um dia, apaixonei-me profundamente, mas a relação acabou por revelar-se impossível”, começa por contar à NiT. “Ficámos sem perspetivas de futuro devido às diferenças entre as nossas personalidades e estilos de vida e a muita insegurança mútua.”
A jovem, de 22 anos, vivia na Suíça quando conheceu o rapaz, um jogador de futebol que viaja frequentemente. Além da distância associada à sua profissão, a ligação entre eles foi prejudicada por “atitudes tóxicas” do parceiro, que se mostrou controlador, algo que afetou a autoestima de Beatriz.
Com o “coração partido”, sentiu a necessidade de se reerguer. Ao regressar a Portugal em 2023, começou a refletir sobre maneiras de transformar a sua dor em criatividade, direcionando-a para um projeto que ajudasse outras mulheres a recuperar a confiança após passarem por experiências semelhantes.
A ideia rapidamente ganhou um nome: Heartless, que se traduz como “sem coração”, simbolizando a necessidade de autoproteção. Assim, em junho, surgiu uma nova marca nacional de swimwear e lingerie, com o objetivo de fazer com que as mulheres se sintam “mais sensuais e poderosas”.
“Queria criar algo que realmente gostasse, que me fizesse sentir bonita e que também ajudasse outras pessoas”, revela. “Tentei idealizar modelos que não vejo com frequência nas lojas, mas que fossem bem aceites pelo público-alvo da marca.”
Com o intuito de evitar a sazonalidade, a fundadora pensou em criar uma oferta alargada a dois segmentos. Durante os meses de verão, os biquínis serão o destaque, enquanto no início do outono, serão introduzidas as primeiras propostas de lingerie, disponíveis ao longo do ano.
A coleção de estreia apresenta uma palete de tons neutros. “Acredito que uma mulher que usa preto tem sempre uma atitude diferente. Quando visto peças escuras, sinto-me muito mais poderosa do que quando estou com roupas coloridas”, explica.
Os biquínis, que incluem também opções estampadas, são confecionados em tecidos macios, com cortes que valorizam o corpo e detalhes subtis que complementam o design mais simples. Desde o efeito franzido até a laçada ajustável nas cuecas, as peças priorizam tanto o conforto como a sensualidade.
Um dos detalhes distintivos é a aplicação de elementos dourados no biquíni com padrão leopardo, que se tornou um dos bestsellers. Além do swimwear, o catálogo já inclui uma seleção de vestidos que podem ser usados como saídas de praia. Um exemplo é o modelo de renda, que tem sido outro dos sucessos junto das clientes da Heartless.
Após idealizar o design, Beatriz escolheu cuidadosamente os tecidos e visitou várias fábricas para garantir a melhor confecção. Todas as peças da primeira coleção são produzidas em unidades fabris no norte do País.
No futuro, a jovem pretende incluir modelos mais conservadores e ampliar a variedade de tamanhos, aspirando a ser “o mais inclusiva possível”, admite. A mensagem que deseja transmitir é a de que, independentemente da idade ou do tipo de corpo, todas se poderão identificar com a marca.
“Acima de tudo, quero criar um espaço onde as mulheres possam partilhar as suas histórias de corações partidos e os seus renascimentos”, conclui. “Juntas, poderão encontrar forças para se reconstruir e apoiar-se mutuamente.”
Os modelos estão disponíveis no site da Heartlessl, com preços entre os 34,90€ e os 99,90€.
Carregue na galeria para ver algumas das peças.