Lojas e marcas

Heartless: a nova marca portuguesa de biquínis que nasceu de uma deceção amorosa

As peças foram desenhadas para que as mulheres se sintam "mais sensuais e poderosas". Todas têm detalhes únicos.
Há páreos e vestidos.

Durante cinco meses, Beatriz Moreira viveu uma das experiências amorosas mais intensas da sua vida. “Um dia, apaixonei-me profundamente, mas a relação acabou por revelar-se impossível”, começa por contar à NiT. “Ficámos sem perspetivas de futuro devido às diferenças entre as nossas personalidades e estilos de vida e a muita insegurança mútua.”

A jovem, de 22 anos, vivia na Suíça quando conheceu o rapaz, um jogador de futebol que viaja frequentemente. Além da distância associada à sua profissão, a ligação entre eles foi prejudicada por “atitudes tóxicas” do parceiro, que se mostrou controlador, algo que afetou a autoestima de Beatriz.

Com o “coração partido”, sentiu a necessidade de se reerguer. Ao regressar a Portugal em 2023, começou a refletir sobre maneiras de transformar a sua dor em criatividade, direcionando-a para um projeto que ajudasse outras mulheres a recuperar a confiança após passarem por experiências semelhantes.

A ideia rapidamente ganhou um nome: Heartless, que se traduz como “sem coração”, simbolizando a necessidade de autoproteção. Assim, em junho, surgiu uma nova marca nacional de swimwear e lingerie, com o objetivo de fazer com que as mulheres se sintam “mais sensuais e poderosas”.

“Queria criar algo que realmente gostasse, que me fizesse sentir bonita e que também ajudasse outras pessoas”, revela. “Tentei idealizar modelos que não vejo com frequência nas lojas, mas que fossem bem aceites pelo público-alvo da marca.”

Com o intuito de evitar a sazonalidade, a fundadora pensou em criar uma oferta alargada a dois segmentos. Durante os meses de verão, os biquínis serão o destaque, enquanto no início do outono, serão introduzidas as primeiras propostas de lingerie, disponíveis ao longo do ano.

A coleção de estreia apresenta uma palete de tons neutros. “Acredito que uma mulher que usa preto tem sempre uma atitude diferente. Quando visto peças escuras, sinto-me muito mais poderosa do que quando estou com roupas coloridas”, explica. 

Beatriz tem 22 anos.

Os biquínis, que incluem também opções estampadas, são confecionados em tecidos macios, com cortes que valorizam o corpo e detalhes subtis que complementam o design mais simples. Desde o efeito franzido até a laçada ajustável nas cuecas, as peças priorizam tanto o conforto como a sensualidade. 

Um dos detalhes distintivos é a aplicação de elementos dourados no biquíni com padrão leopardo, que se tornou um dos bestsellers. Além do swimwear, o catálogo já inclui uma seleção de vestidos que podem ser usados como saídas de praia. Um exemplo é o modelo de renda, que tem sido outro dos sucessos junto das clientes da Heartless.

Após idealizar o design, Beatriz escolheu cuidadosamente os tecidos e visitou várias fábricas para garantir a melhor confecção. Todas as peças da primeira coleção são produzidas em unidades fabris no norte do País.

No futuro, a jovem pretende incluir modelos mais conservadores e ampliar a variedade de tamanhos, aspirando a ser “o mais inclusiva possível”, admite. A mensagem que deseja transmitir é a de que, independentemente da idade ou do tipo de corpo, todas se poderão identificar com a marca.

“Acima de tudo, quero criar um espaço onde as mulheres possam partilhar as suas histórias de corações partidos e os seus renascimentos”, conclui. “Juntas, poderão encontrar forças para se reconstruir e apoiar-se mutuamente.” 

Os modelos estão disponíveis no site da Heartlessl, com preços entre os 34,90€ e os 99,90€.

Carregue na galeria para ver algumas das peças.

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