E se lhe dissermos que há uma nova cerveja sem calorias, ingredientes escondidos e sem cerveja? Mais: é uma bebida tão inovadora que nem sequer a pode provar. Pois bem, a Heineken Silver é a mais recente da novidade da marca: uma cerveja 100 por cento virtual, composta por pixéis, firewalls e megabits. O produto foi lançado esta quinta-feira, 17 de março, no metaverso, em concreto na Decentraland, num evento que contou com a presença também digital de embaixadores como o ex-futebolista francês Thierry Henry.
Após meia dúzia de cliques, os convidados criaram um avatar próprio e acederam ao espaço imersivo da cervejeira onde puderam, tal como num videojogo, descobrir as várias experiências, incluindo a prova de cerveja. Pelo meio, até comeram lagosta e caviar pixelizados.
“Acreditamos que a ligação com as pessoas é vital para a existência humana. E sabemos que o metaverso aproxima as pessoas, mas não é o melhor lugar para provar uma nova cerveja — a Heineken Silver é uma brincadeira irónica, não se pode saborear pixéis e bytes. Por isso, queremos brincar com isso e lembrar a toda a gente que nem mesmo a nossa nova Heineken Silver virtual bate o sabor de uma cerveja refrescante no mundo real”, explicou Bram Westenbrink, Global Head da marca.
Neste mundo, troca-se a levedura-A por pixéis-A (escrito assim mesmo) e o lúpulo colhido habitualmente nos campos pelo código binário, cultivado por agricultores de NPC (non-player character), tornando possível em poucos segundos a produção desta cerveja única que não se pode provar.
A construção deste mundo teve ainda a ajuda de um artista espanhol, enquanto diretor criativo. “Ser capaz de proporcionar às pessoas uma forma de compreender artisticamente o sabor de uma bebida virtual, especialmente quando se combinam os pixels e a tecnologia, encaixa perfeitamente no que sou e na arte que gosto de criar. Espero que gostem da minha interpretação do que a Heineken Silver virtual poderia ser se tivesse realmente um sabor”, referiu J. Demsky.
