Lojas e marcas

Huawei Watch Fit 2: aqui está tudo o que sempre quis ter num smartwatch

O novo modelo da marca é elegante e personalizável. Se gosta de tecnologia sem perder a pinta, tem de ter este relógio.

Experimentei pela primeira vez um smartwatch, quando fui desafiada pela Huawei para usar o novo Huawei Watch Fit 2 durante dez dias. Apesar de ser uma pessoa distante deste mundo das novas tecnologias, lá coloquei o relógio no pulso. E, claro,  fiz logo asneira: mudei a língua do relógio para japonês e deixei de perceber como voltava ao registo inicial. Ou seja, em dois segundos, provei que não era a melhor cobaia para esta experiência científica. 

Ou se calhar até era. Em poucos minutos já tinha percebido no site da Huawei como podia recuperar a minha língua e emparelhei logo o aparelho com o meu smartphone através da app Saúde — sim, este smartwatch é compatível com outras marcas. A partir daqui, foi tudo super intuitivo e ainda mais rápido.  

O Huawei Watch Fit 2 mudou realmente a minha vida para melhor. Isso foi razão suficiente para me render ao mundo dos wearables, que têm tudo para nos facilitar o dia a dia. E quando definimos objetivos conseguimos, de facto, cumpri-los.

Como gosto de treinar, esta foi uma agradável descoberta. Agora, consigo ter análises feitas pelo relógio ao meu rendimento e que estava longe de ter acesso. Conta passos, mede a frequência cardíaca em tempo real, 24 horas por dia; mede distâncias, tempos e calorias gastas; monitoriza os diferentes tipos de sono, desde o mais ligeiro ao mais profundo; controla os níveis de stress ao longo do dia e envia alertas caso esteja acima do seu nível normal; e ainda inclui mais de 97 modos de treino, com uma grande variedade de desportos. Melhor do que isto é quase impossível, mas ainda há mais. 

A saúde é controlada diariamente

Comecei por carregar o smartwatch na totalidade e confirma-se: a bateria tem mesmo capacidade para 10 dias de autonomia. Através da aplicação Saúde da Huawei, foi possível aceder ao Centro de Gestão de Vida Saudável, onde criei um plano de bem-estar que incluiu metas de passos diários, ingestão de água, treinos e até sorrisos.

A aplicação cria ainda lembretes diários com um feedback positivo para que me sinta melhor por manter um estilo de vida mais saudável. Existe até um lembrete, com áudio e animação,  para me levantar de manhã. O que foi bastante útil no meu caso. 

Outra das funcionalidades que consegui testar foi a monitorização do ciclo menstrual. De forma a que estivesse sempre preparada, a aplicação prevê com precisão o período em que se está e lembrou-me com antecedência do início da menstruação. Isto é possível através da avaliação do ritmo cardíaco, da temperatura da pele e do ritmo respiratório. 

Nas alturas de maior stress, o Huawei Watch Fit 2 ajudou-me a gerir o corpo da melhor forma. Sempre que isto acontecia, o smartwatch lembrava-me que devia “abrandar” e respirar. 

Design que se adapta a todos os estilos

A primeira coisa pela qual fiquei apaixonada foi o design elegante do Huawei Watch Fit 2. Escolhi usar a bracelete em metal dourada no meu dia a dia, mas é possível personalizar a bracelete e o mostrador ao estilo e gosto de cada um. Este relógio tem também a funcionalidade de transferência com um toque. Ou seja, é possível transferir imagens do smartphone para o smartwatch, com um simples toque. Pode ficar com uma fotografia sua no ecrã. 

Seja qual for a preferência ou ocasião, dá para adaptar as braceletes de forma muito fácil. Ao fim de semana, por exemplo, preferi usar a bracelete em silicone, da versão Huawei Watch Fit Active Edition, que é macia e confortável e está disponível em preto, rosa e azul. Esta versão é também a mais leve, portátil com um corpo com 40 gramas e uma pulseira com 26 gramas, tornando-o ideal para um fim de semana descontraído. 

Já a versão Huawei Watch Fit Classic Edition tem duas braceletes em couro: uma branca e uma cinzenta. A de metal, da versão Huawei Watch Fit Elegant Edition, que foi a que mais usei,  tem duas opções diferentes: uma bracelete em metal dourado e outra em metal prateado.

O ecrã tem 1.74 polegadas é 18,6 por cento maior do que o da geração anterior, com 336 PPI e uma resolução de 336 x 480 pixels. Neste novo ecrã consegui fazer zoom in e zoom out, sem esforço e de forma intuitiva para, assim, aceder às diferentes aplicações e funcionalidades do relógio. 

O smartwatch que é um multifunções 

O relógio é tão surpreendente que até tem uma coluna e um microfone, que faz com que seja possível atender e efetuar chamadas por Bluetooth. Ou seja, posso conversar a qualquer hora, em qualquer lugar sem usar o meu smartphone. No segundo dia com o relógio, assim que saí do trabalho, decidi fazer uma caminhada pela cidade enquanto tinha o telemóvel na mala. Sempre que alguém me ligava, conseguia atender as chamadas através do smartwatch e consegui ir a ouvir música diretamente do relógio. 

Em situações de trabalho em que não conseguia responder, rapidamente através de um simples toque no ecrã consegui ativar o serviço de mensagens rápidas disponível, em que se pode também personalizar as mensagens. Além disso, é possível adicionar contactos frequentemente utilizados na aplicação Huawei Saúde, para facilitar as conversas com as pessoas mais importantes. 

Seja qual for o treino do dia, corrida, musculação, dança ou outros desportos, fui acompanhada por um treinador de fitness animado incorporado para 7 modos selecionados, que vai dando instruções de áudio e demonstrações fáceis de seguir – incluindo aquecimento e alongamento. Para os corredores, que não é o meu caso, este smartwatch tem disponível o Running Ability Index (RAI) da Huawei, que analisa a altura, idade, peso, aptidão física e experiência de corrida para criar um plano de treino de nível profissional ajustado aos objetivos. 

Graças a tudo isto, aprendi coisas simples mas importantes: tenho de stressar menos, tenho de arranjar novas formas para conseguir um sono mais profundo, tentar fazer uma caminhada rápida todos os dias para atingir os 10 mil passos diários e, a mais importante de todas, tenho mesmo de comprar um relógio destes. 

Pode comprar as diferentes versões do relógio da Huawei através da loja online da marca e nas lojas de atendimento ao público. Os preços variam entre os 169€ e os 249€. Durante o lançamento, é possível receber a Huawei Scale 3. 

Este artigo foi escrito em parceria com a Huawei.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT