No mês de dezembro, a IKEA Portugal vai pagar um bónus de salário e meio a todos os trabalhadores, para celebrar os bons resultados de 2022 “num momento de maior dificuldade económica”, explica a empresa em comunicado. Este ano, as vendas da cadeia subiram 19,5 por cento, num total de 552 milhões de euros.
Esta não será, contudo, a única medida prevista pela empresa. Globalmente terão um fundo social no valor de 10 milhões de euros que apoiará os trabalhadores em situações financeiramente mais sensíveis. “Este valor será distribuído de forma equitativa pelos diversos mercados.” No nosso País, o fundo vai reforçar o programa CÖNTIGO. Foi criado em 2019 e apoia colaboradores que enfrentam dificuldades financeiras ou de saúde.
Implementarão uma terceira e última medida, cujo objetivo é “ajudar a mitigar o aumento dos preços da energia e alimentação”. Esta vai duplicar o desconto que os trabalhadores da IKEA têm nos produtos da loja, mais especificamente naqueles que levam à poupança de energia.
“Na IKEA, e em linha com os nossos valores, queremos estar ao lado das pessoas num momento de maior dificuldade económica, provocado pela inflação e pelos efeitos da guerra na economia europeia. Queremos que os nossos colaboradores saibam que existe uma rede de apoio para os ajudar caso necessitem”, diz, na mesma nota, o People & Culture Manager da IKEA Portugal, Cláudio Valente.