Um design irreverente, cores chamativas e padrões diferenciados. Os amigos Frederico Telo e Manuel Ken Gamito, de 25 e 30 anos, respetivamente, nunca tiveram dúvidas sobre as peças que queriam oferecer aos portugueses. Talvez por isso a Imago, nascida há seis anos, tenha conquistado um público tão fiel em vários pontos do País.
Com dois pontos de venda físicos em Portugal — na Rua Poiais de São Bento, e na LX Factory, em Lisboa — a marca nacional volta a apostar na expansão. No início de novembro, abriu uma loja temporária no centro comercial Amoreiras, que vai permanecer em funcionamento até janeiro.
O objetivo é estarem mais próximos dos clientes, explicaram os fundadores, que anunciaram a novidade através da página Instagram. Assim, seguem a aposta de outras marcas que têm investido em lojas temporárias nos últimos meses do ano, como a Chulé, a Favorite People ou a Cata Vassalo.
Por lá, vai encontrar alguns dos bestsellers da Imago, que ficou conhecida pelas T-shirts, sweatshirts ou camisas que evitam os desenhos básicos e as cores lisas. Porém, também há espaço para alguns dos acessórios que foram introduzindo nas coleções, como os bonés que decoram o expositor de madeira no quiosque.
Frederico Telo descreve a insígnia como “jovem e muito aventureira”, marcada pelo gosto por viagens que imprimem através de carimbos de passaportes e frases sobre explorar o mundo.
A história da marca
Frederico, na altura com 16 anos, começou a pensar na marca durante uma viagem a Barcelona. Na cidade espanhola, sentiu-se atraído pelo conceito de T-shirts com imagens estampadas, que sentiu que faltavam em Portugal. Três anos mais tarde, em 2017, nascia oficialmente a Imago.
“Tinha 19 anos e comecei a marca como uma coisa pequenina. Depois percebi que estava a ter sucesso e escalei o negócio”, explica. Depois do primeiro produto, vieram os bonés e a sweatshirt. Acrescentou-se ainda as carteiras e as camisas e, mais tarde, os bucket hats.
Começou a fazer o site e a vender em várias boutiques em Lisboa e no Porto. Em 2019, Manuel juntou-se como sócio e continuaram a explorar a premissa da sustentabilidade. Utilizavam materiais orgânicos e reciclados, alinhados a uma oferta cool. Por isso, o público alvo, tornou-se fácil de identificar.
Antes de abrirem o primeiro ponto de venda físico, já vendiam em 10 lojas multimarca em Portugal, duas nos Estados Unidos e duas em Espanha. Por isso, sentiram que estava na altura de gravar a identidade do negócio num espaço próprio.
Em julho de 2022, instalaram-se no Triângulo Dourado, como é conhecida a zona. “Queríamos estar numa zona em que sabíamos que íamos ter turistas que chegam a Lisboa de mochila às costas”, contou na altura Frederico, em conversa com a NiT.
Na decoração, destaca-se um globo de cortiça. Quando se trata de um cliente novo, procuram saber se é oriundo de um país em que ainda não venderam nenhuma peça. Sendo esse o caso, convidam a pessoa a colocar um pionés no território em questão. “Já temos o globo bastante preenchido, que é um bom sinal”, revela Francisco.
Neste momento já contam com mais de 19 mil seguidores nas redes sociais, incluindo uma grande percentagem de jovens.
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