Compras

Inês Telles Jewellery tem novo atelier na Calçada das Necessidades

As joias são criadas a partir de processos manuais e tradicionais neste mesmo espaço.

Um espaço que mais parece uma casa.

Inês Telles, de 32 anos, é a joalheira responsável pela marca em nome próprio. Desde cedo que tem o seu próprio estúdio-oficina onde cria peças de joalharia, feitas em prata e ouro, através de processos manuais e tradicionais. Tudo começou em 2009, quando decidiu tornar o seu sonho realidade: o de comercializar os seus trabalhos. 

“Sempre gostei da ideia de adornar o corpo, de procurar explorar o pormenor e o detalhe além da roupa. Enquanto estudava História da Arte na faculdade, os trabalhos académicos giravam muito à volta da joalharia e a sua simbologia nas diferentes culturas e tempos. No último ano, fiz uma pequena formação em joalharia e encontrei uma identificação muito grande com esta prática, além de sentir que resolvia a falta que tinha de um trabalho mais prático e criativo”, começou por contar Inês Telles à NiT.

Antes deste espaço com mais de 200 metros quadrados, inaugurado a 31 de outubro, no número 4A da Calçada das Necessidades, em Lisboa, já existiram outros. “Já estive no Chiado e na Calçada da Estrela, onde também recebia clientes por marcação, mas este é o primeiro com dimensão para poder dinamizar também com outras iniciativas, como o evento pop up A’Migalha, que vai acontecer no próximos dia 10 de novembro”, explicou Inês.

O novo atelier tem tamanho mais do que  suficiente para permitir uma divisão desafogada entre oficina, showroom e espaço de escritório. “A decoração do espaço  foi feita por mim. É um processo em constante construção, ao qual me gosto de dedicar, até porque o atelier sempre funcionou como extensão da marca e como fonte de inspiração.”, revelou a proprietária. 

O material mais usado nas várias coleções é a prata, mas também o ouro é muito trabalhado, sobretudo em encomendas personalizadas, como anéis de noivado ou de casamento. Os preços variam bastante, consoante as peças, mas podem ir dos 35€ até valores acima dos 500€.

Quando questionada de onde lhe vem a inspiração para a criação de todas as peças de joalharia, Inês revela: “Vem dos lugares que me surpreendem, das artes e culturas antigas ou da perfeição da natureza. Geralmente, parto da memória de uma forma ou de um lugar e construo o meu objeto dando-lhe o meu simbolismo.”

A coleção mais recente foi também agora lançada e chama-se Luzia. “Luzia é o nome que lembra a luz das manhãs claras. É uma coleção que apresenta uma trama de cheios e vazios que compõem peças leves e de recortes geométricos”. A par de todo o seu trabalho pelo nosso país, Inês Telles tem-se dado a conhecer também internacionalmente, desde 2010, altura em que começou a participar em diversas feiras internacionais.

Quem manda nisto tudo
Nome: Inês Telles
Idade: 32 anos
Formação Profissional: História da Arte e Joalharia
Guilty Pleasure: “Colecionar objetos”
Convença-nos a visitar o novo atelier: “Este novo espaço procura ser uma experiência de compra diferente, onde o atendimento por marcação cria uma relação mais pessoal com o cliente. O espaço em si é acolhedor, como uma casa, e pretende que as pessoas se sintam bem quando a visitam.”

Carregue na galeria para ver o interior do atelier, bem como algumas das peças da nova coleção de joias.

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Calçada das Necessidades 4A
    1350-177 Lisboa

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT