Lojas e marcas

Iouiou: a marca portuguesa que convoca a beleza exterior e o bem-estar interior

A oferta inclui calças,camisolas e tops de tricot, velas mas também material para melhorar a sua rotina de treino.
A roupa é super confortável.

A ideia de que a beleza (e a saúde) interior é tão importante quanto a exterior já não causa celeuma. Mesmo com o ritmo acelerado da maior parte dos nossos dias profissionais, nunca nos deixamos de preocupar com a aparência exterior. No entanto, o bem estar interior acaba por ser muitas vezes esquecido. A Iouiou chegou ao mercado para nos relembrar da importância de mantermos a beleza exterior enquanto cuidamos, simultaneamente, do nosso interior.

A ideia do projeto veio de Carlos Anderssen, em plena pandemia. “A nossa casa virou escritório, virou ginásio, virou escola. Alterámos a forma como nos vestimos, como comemos, como passamos o tempo. O Google também nos deu muitas dicas e percebemos que, em 2020 a palavra ‘happiness’ foi mais pesquisada do que nunca, além do aumento da pesquisa de termos como ‘self-care’ e ‘mental health’. Analisámos estes insights e novas necessidades, e considerámos que havia aqui uma oportunidade para criar uma marca que se focasse no bem-estar geral”, explica Carlos Anderssen, o CEO da Iouiou, à NiT.

A marca Iouiou nasce dentro do grupo Top Challenge, que está presente no mercado da moda há quase 20 anos com insígnias próprias e representando outras marcas internacionais. A principal marca é a Mr. Blue, uma marca de roupa masculina. “Somos um grupo nacional com ambição de continuar a crescer e a nossa cultura interna é olhar, ouvir e analisar o mercado regularmente para tentar detetar novas oportunidades”, conta-nos.

O nome pode causar alguma confusão quanto à sua pronunciação. Não se lê “iôiô”, mas sim “you you”. “O nome ‘iouiou’ é foneticamente semelhante a duas vezes ‘You’. Um dos valores da marca é focar-se mais em si própria e ser a melhor versão de si mesma. Existe um ‘iou’ que agora será potencializado para se tornar melhor — ‘iouiou’. A marca acredita que começa por si (iou), para a partir de si (iou) pensar nos outros.

Nas lojas físicas e online da Iouiou encontramos três tipos diferentes de produtos: aqueles pensados para o interior (de casa), para o exterior (rua) e para a mente. “São produtos que se complementam para concretizar o conceito da marca, o tal bem-estar”, conta-nos o responsável.

“Para o interior temos roupa athleisure, acessórios inovadores de fitness e suplementos nutricionais (vamos lançar na próxima semana umas vitaminas inovadores, em goma, feitas com 95 por cento de fruta verdadeira, vegan e sem conservantes)”, começa. Para o exterior decidiram apostar em roupas confortáveis, eco-friendly e feitas em Portugal — que tanto podem ser usadas num serão passado em casa como numa saída à noite, visto que o estilo está lá, mas a confortabilidade também. “E para a mente, desenvolvemos a série Challenge para apostar no desenvolvimento pessoal, seja ele amor próprio, a forma física ou o desligar do mundo digital. Também apostámos na área de aromaterapia, que tem comprovados benefícios, desenvolvendo em Portugal produtos de body care com três aromas distintos”, adianta o CEO.

“Uma marca positiva e otimista que, a cada dia, nos desafia a sermos a melhor versão de nós próprios e a olhar para nós. Mas não o olhar crítico que costumamos ter. Um olhar leve, pois sabemos que podemos ter metas mas que elas podem ser flexíveis. Sabemos que podemos ser fashion mas também queremos estar confortáveis. Queremos ser sérias, mas podemo-nos divertir. Um olhar que vê o que temos por fora mas quer realmente saber o que temos por dentro”. É assim que Carlos Anderssen descreve a sua marca, onde o principal objetivo é “que uma mulher que tem o desejo de melhorar a sua forma física, entre na Iouiou e possa escolher a roupa certa, os pesos ou tapete de ioga, bem como um creme hidratante energizante.”

Os planos da Iouiou incluem uma expansão para fora da Área Metropolitana de Lisboa, já no segundo semestre de 2022. Por enquanto, pode encontrá-la em cinco sítios diferentes: na loja online; no Colombo; no Vasco da Gama; no Amoreiras Shopping e no Oeiras Parque.

Carregue na galeria para ficar a conhecer melhor esta marca portuguesa.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT