Em 2011, a Cantê lançou a sua primeira coleção, com cerca de 300 peças, todas desenhadas por Mariana Delgado e Rita Soares. As primeiras foram vendidas através de uma página de Facebook. O número de encomendas foi aumentando, tal como o número de pedidos para experimentar os modelos ao vivo, o que levou as duas amigas a abrir a sua primeira loja, em Belém.
Desde o início que o objetivo era criar uma marca de swimwear portuguesa, que rivalizasse com as brasileiras ou que, pelo menos, gerasse o mesmo fenómeno. “Quando concluímos o curso de Arquitetura no ISCTE, em 2008, passámos umas férias no Brasil, numa espécie de viagem de finalistas e várias amigas pediram logo que lhes trouxéssemos alguns biquínis”, recordam à NiT as empreendedoras, de 39 anos.
“Nessa altura, já existia uma obsessão com biquínis brasileiros, as pessoas iam de propósito a esse país para comprar e voltavam com encomendas para as mulheres à sua volta”, acrescentam. “Voltámos a Lisboa com aquele ‘bichinho’ na cabeça de que fazia falta uma marca portuguesa que causasse tanto furor como as marcas de swimwear brasileiras. Começámos desde então a desenhar os nossos próprios biquínis e a criar estratégias de branding e de negócio”.
Entre 2008 e 2009, as oportunidades de trabalho na área de Mariana e Rita eram escassas, o que fez com que se empenhassem ainda mais na criação da Cantê. Pelo caminho, existiram vários desafios e alguns “nãos” por parte das fábricas, dada a pequena dimensão da marca na altura. No entanto, não baixaram os braços até que esses “nãos” se transformassem em “sins”.
13 anos mais tarde, a ambição continuou a crescer e, hoje, a Cantê é uma insígnia nacional de referência. No plano de ambição — e expansão — da marca, estava uma presença no Porto. Foi por isso que, ao longo dos anos, estiveram em alguns espaços multimarca. No ano passado, abriram um corner próprio no NorteShopping, que esteve a funcionar até 31 de agosto de 2023, uma vez que a marca abriu no passado dia 9 de outubro, a sua primeira loja física, na Foz.
“Fizemos um levantamento extenso antes de escolhermos a localização da nova loja. Sabíamos que queríamos estar numa área residencial do Porto, perto das nossas clientes, numa zona onde houvesse bastante comércio local e, de preferência, junto à praia. Percebemos que a Foz era a localização ideal”, defendem.
A abertura da loja no Porto coincidiu com o lançamento da coleção outono/inverno. “From Nature” pretende ser uma celebração da beleza única da natureza, representada através de uma mistura harmoniosa de padrões florais que capturam a essência das paisagens naturais, onde o verde intenso encontra flores de variadas cores.
“Encontrámos na Ilha das Flores o local perfeito para a nossa campanha fotográfica e para ser a base do storytelling desta coleção, cujo objetivo é inspirar as mulheres através da beleza e força da natureza que nos rodeia”, concluem.
Esta tem sido uma das razões do sucesso e da expansão da etiqueta desde o início. “Rapidamente nos apercebemos que a Cantê era mais do que uma marca de swimwear. Era, na verdade, uma marca de moda e de lifestyle. As nossas coleções já são compostas por muito mais do que apenas biquínis e as nossas campanhas fotográficas inserem-se em locais paradisíacos que já inspiraram inúmeras viagens de amigas”, revelam.
Foi assim que do swimwear de mulher, a marca passou também para a roupa e acessórios. Lançaram a linha Move com roupa de desporto, a linha de swimwear Basics e com uma outra amiga, Francisca Pinto Ribeiro Pereira, apostaram na My Intimate Cantê, a sua primeira linha de lingerie.
A Cantê criou também uma marca de calções de banho para homens, a Molkot, e de swimwear para os miúdos, a My First Cantê. “Estamos em constante evolução e sempre abertas a explorar novas ideias. Em 2025, por exemplo, iremos lançar as primeiras peças de roupa para os mais novos”, avançam.
A coleção é composta por 23 peças de roupa, dois biquínis e 23 acessórios. Pode ser encomendada online ou na loja do Porto.
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