Lojas e marcas

Já chegou a nova coleção de swimwear da Cantê — com peças a condizer para os miúdos

As peças inspiram-se na estética dos anos 80 e 90, já a chamar pelo verão. A linha foi apresentada esta terça-feira, 18 de março.
Conheça as peças.

Em alguma parte do mundo é verão. Esse é precisamente o mote da Cantê, a marca portuguesa de swimwear que esta terça-feira, 18, a marca apresentou na sua loja na Foz, no Porto, inaugurada em outubro, a coleção “Um Verão de Descoberta Interior”. A linha é composta por quatro modelos de biquinis da Basics, 17 peças de roupa, 27 peças de fatos de banho com padrões e texturas, quase 50 acessórios entre brincos, mola de cabelo, toalhas de praia, bolsas, scrunchies e porta-chaves, e mais de 40 peças de swimwear e roupa para os miúdos.

“Cada peça desta coleção reflete a essência feminina em diferentes fases da jornada do seu verão. O início é feito de peças leves e fluidas, que convidam à descoberta e à aventura. Depois, surgem tons suaves e estampas abstratas traduzindo emoções e introspecção. Por fim, cores intensas que simbolizam força e maturidade, celebrando a autoaceitação e empoderamento”, começam por contar à NiT as fundadoras da marca, Mariana Delgado e Rita Soares. 

A dupla de 39 anos lançou a primeira coleção da Cantê em 2011, com cerca de 300 peças feitas a partir de desenhos originais. As primeiras unidades foram vendidas através de uma página de Facebook. O número de encomendas foi aumentando de tal forma, que as duas amigas decidiram abrir a primeira loja em Belém. Desde o início que o objetivo era criar uma marca de swimwear portuguesa, capaz de rivalizar com as etiquetas brasileiras — ou que, pelo menos, gerasse o mesmo fenómeno.

“Quando concluímos o curso de Arquitetura no ISCTE, em 2008, passámos umas férias no Brasil, numa espécie de viagem de finalistas. Várias amigas pediram logo que lhes trouxéssemos alguns biquínis. Nessa altura, já existia uma obsessão com biquínis brasileiros, as pessoas iam de propósito a esse país para comprar e voltavam com encomendas para as mulheres à sua volta”, recordam.

E acrescentam: “Voltámos a Lisboa com aquele ‘bichinho’ na cabeça de que fazia falta uma marca portuguesa que causasse tanto furor como as marcas de swimwear brasileiras. Começámos desde então a desenhar os nossos próprios biquínis e a criar estratégias de branding e de negócio”.

Entre 2008 e 2009, as oportunidades de trabalho na área de Mariana e Rita eram escassas, o que fez com que se empenhassem ainda mais na criação da Cantê. Pelo caminho, existiram vários desafios e algumas rejeições por parte das fábricas, dada a pequena dimensão da marca na altura. No entanto, não baixaram os braços.

13 anos mais tarde, a ambição continua a crescer. Hoje, a Cantê é uma insígnia nacional de referência.

“Perceber o que as clientes valorizavam e que produto gostariam que produzíssemos. Foi assim que a marca foi crescendo. Rapidamente nos apercebemos que a Cantê era mais do que uma marca de swimwear. Era, na verdade, uma marca de moda e de lifestyle. As nossas coleções já são compostas por muito mais do que apenas biquínis e as nossas campanhas fotográficas inserem-se em locais paradisíacos que já inspiraram inúmeras viagens de amigas”.

Foi assim que do swimwear de mulher, a marca passou também para a roupa e acessórios. As responsáveis lançaram a linha Move com roupa de desporto, a linha de swimwear Basics e com outra amiga, Francisca Pinto Ribeiro Pereira, apostaram na My Intimate Cantê, a sua primeira linha de lingerie.

A Cantê criou também uma marca de calções de banho para homens, a Molkot, e de swimwear para os miúdos, a My First Cantê, que nesta coleção inclui as primeiras peças de roupa — além dos habituais fatos de banho.

Fiel ao seu espírito, a nova coleção da Cantê inclui na linha Basics modelos simples e elegantes, inspirados na estética dos anos 80 e 90. São peças perfeitas para o bronzeado e podem ser compradas separadamente, permitindo liberdade total na escolha de tops e cuecas, tamanhos e combinações de cores.

“Este ano apostamos em ainda mais opções de fitting, para que cada cliente escolha o ajuste perfeito para o seu corpo”, admitem as fundadoras.

A linha Basics é composta por quatro modelos de top e cueca disponíveis em cinco tonalidades: verde lima, vermelho, rosa, azul e roxo. Nos tops encontra opções com decote redondo, sem copas, com alças finas e reguláveis, com alças largas ou em formato triângulo. Já nas cuecas existem opções de cintura subida, em estilo asa delta, de cintura descida e tira estreita na cintura ou com tiras drapeadas nas laterais. 

Os tamanhos vão do XS ao XL, com preços que variam entre os 40,90€ e os 53,90€.

Disponível na loja também está a coleção de swimwear em conjuntos ou de fatos de banho, com diversos modelos, texturas e padrões disponíveis. Há também várias tonalidades, para adaptar a quem tem um estilo mais discreto ou mais divertido. O tamanho destas peças vai dos XS ao L. Os preços podem chegar aos 124,90€.

A coleção de peças de roupa inclui as famosas jardineiras florais, com um novo estampado, bem como calças, tops, saias, T-shirts e calções. Neste caso, os preços variam entre os 39,90€ e os 82,90€, consoante os tamanhos.

Já a coleção para os miúdos é composta por fatos de banho para as mais vaidosas da casa e calções para os mais pequenos. Existem padrões e cores para combinar com o biquini da mãe e para as meninas há dois vestidos e duas jardineiras. Os tamanhos vão até aos 12 anos, com preços que chegam aos 59,90€.

Carregue na galeria para conhecer ao pormenor a nova coleção da marca. Pode ser encomendada online ou na loja do Porto.

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