E se pudesse comprar um aspirador robô ou um telemóvel por apenas cinco ou dez euros? Tudo isto numa caixa surpresa a preços low cost? O conceito não é novo, mas chegou finalmente a Portugal a 16 de fevereiro. A loucura já tinha chegado a Espanha — como a NiT explicou em novembro — e agora há uma congénere nacional, a Remates Store.
A empresa, em Lousada, compra grandes quantidades de artigos à Amazon e AliExpress, às cegas, sem saber o seu conteúdo, para depois as revender por cinco ou dez euros. “São encomendas extraviadas que nunca chegaram ao destinatário ou que são devolvidas pelo comprador”, explica Tânia Matos, uma das responsáveis do armazém à “IOL”.
Com os armazéns cheios, as gigantes do comércio eletrónico não têm capacidade para escoar os produtos e acabam por vendê-los a estas empresas de menor dimensão. “Por norma recebemos as paletes à sexta-feira. Por isso, até domingo, os nossos clientes encontram a loja muito recheada”, afirma Tânia. Depois de receberem as paletes cheias de embalagens, colocam-nas noutras caixas. Nem os responsáveis conhecem o conteúdo de cada pacote.
Contudo, além dos pacotes-surpresa, também se encontram expostos artigos de maior dimensão na Remates Store, como brinquedos, mobiliário, eletrodomésticos, consolas de jogos ou bicicletas — passam por uma avaliação dos responsáveis e caso estejam 100 por cento funcionais, são vendidos a metade do valor real de mercado.
Embora só exista ainda uma loja em todo o País, a marca está a trabalhar num plano de expansão. As vendas online não são uma realidade para já, mas a responsável afirma que o site está em desenvolvimento e que essa opção poderá estar disponível num futuro próximo.
Leia também o artigo da NiT sobre o outlet de louças portuguesas com peças a partir de 50 cêntimos. Carregue na galeria para ver algumas das peças que vai encontrar na Tenda da Louça.