Compras
ROCKWATTLET'S ROCK

Lojas e marcas

As jardineiras coloridas das irmãs Rugeroni chegaram às Amoreiras

A Favorite People fixou-se no centro comercial lisboeta com uma pop up. Vai poder conhecer a nova coleção da marca.

Embora tenham começado pelas peças infantis, as jardineiras da Favorite People cresceram no final de 2023 e até viraram macacões. Pelo meio, a marca das irmãs Rita e Madalena Rugeroni tornou-se um sucesso, ocupou vários espaços pop up em Cascais e em Matosinhos e já abriu uma loja fixa no Monte do Estoril, em junho.

Desta vez, a etiqueta reforçou a sua rede comercial na capital, com a abertura da primeira pop up no centro comercial Amoreiras, este sábado, 1 de novembro. O stand está localizado no piso térreo, em frente das escadas principais, e tem todas as novidades.

Nas redes sociais, a antiga locutora de rádio descreveu a inauguração como “um dia muito especial”. “Só me apetece chorar”, escreveu ainda. 

Em destaque no quiosque, a mais recente coleção chama-se Folclore e é uma homenagem à cultura portuguesa — com sardinhas, corações de Viana, chita e lenços dos namorados como inspiração. Tudo reinterpretado em peças modernas, divertidas e com padrões marcantes.

“São roupas feitas para dançar, brincar e viver, tal como a cultura portuguesa — autêntica, alegre e sempre em movimento”, explicam as fundadoras. A campanha foi fotografada no norte do País, para reforçar a ligação ao tema.

A história da Favorite People

A Favorite People destacou-se desde o primeiro dia por uma ideia pouco comum: entregar as peças numa caixa de pizza. Foi assim que se deu a conhecer. “Somos a escolha número dois dos miúdos, porque a número um será sempre a pizza”, disseram na altura à NiT.

Rita, antiga locutora da Rádio Comercial, uniu-se à irmã, Madalena, para criar uma marca que refletisse a sua personalidade extrovertida e descontraída. A estreia foi um sucesso — e nunca mais pararam de lançar peças com padrões vibrantes.

“[A Madalena] é uma das minhas pessoas favoritas”, diz Rita. A ideia do nome surgiu precisamente das pessoas que mais admira, incluindo os três filhos. “Há muito tempo que queria lançar uma coisa minha em paralelo com a rádio, algo que envolvesse miúdos”, recorda.

Antes de encontrar o conceito certo, chegou a pensar em abrir um restaurante ou criar uma empresa de festas. A ideia das jardineiras apareceu durante uma noite de insónias, e depois de alguma pesquisa percebeu que podia mesmo avançar.

“É algo de gosto muito, que uso desde sempre. E os miúdos também as adoram porque são confortáveis. Quis criar uma marca monoproduto e oferecer algo irreverente, divertido e cool”, explica.

Demoraram cerca de um ano a pôr o projeto de pé. Sem experiência na indústria têxtil, ainda tiveram de enfrentar os efeitos da guerra na Ucrânia, que afetou o setor. Mesmo assim, conseguiram lançar a marca com modelos feitos em algodão orgânico e pensados para durar muitos anos. A ideia é que as peças passem de geração em geração.

Todas as propostas são feitas numa fábrica no norte do País, mas a marca vende para todo o mundo através do site. “Temos aqui muito material de boa qualidade, e assim também sabemos que a mão de obra não é explorada”, sublinha Rita.

A coleção está disponível no site da Favorite People. Os preços variam entre os 49,90€ aos 110€.

Carregue na galeria para conhecer a nova loja da Favorite People, no Estoril.

ARTIGOS RECOMENDADOS