Guilherme Pegacho e José Cardoso conheceram-se na escola, mas foi através das paixões em comum que a amizade cresceu. Entre elas, estão os desportos de combate — como o muay thai ou o kickboxing — que começaram a praticar durante a adolescência. José chegou a sagrar-se campeão nacional de kickboxing e a combater além-fronteiras.
Em meados de 2024, os dois jovens de 18 anos começaram a fazer rabiscos, inspirados por este universo. “Reparámos que faltavam marcas com uma estética mais clean e que fugisse daquele cliché underground que muitos negócios internacionais acabam por adotar”, explica Guilherme à NiT.
Os esboços transformaram-se na Kalytera, cujo nome significa “melhorar” em grego. Lançada a 7 de janeiro, a marca de streetwear destaca-se pelas propostas casuais e descontraídas, como hoodies, sweatshirts, T-shirts e pólos que piscam o olho à Grécia Antiga.
Ambos partilham este interesse pelo mundo empresarial. Guilherme está a estudar contabilidade e administração, enquanto José está a tirar formação em marketing. Além disso, contaram com a ajuda de um amigo, que é historiador, para mergulharem na estética da Antiguidade Clássica.
“O nome define as origens da marca. Desde que começamos a praticar estes desportos e a ter outro estilo de vida, mais ativo, estamos sempre à procura de melhorar em todos os aspetos”, acrescenta o fundador.
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Dos estampados às cores, como a pureza do branco ou o azul clássico, aliam a estética mais minimalista e premium à história dos desportos de combate, que surge precisamente das lutas greco-romanas. A dupla quer oferecer variedade e inovação, sem abdicar da qualidade e da classe, sublinha Guilherme.
A par da coleção causal, têm alguns complementos como gadgets e acessórios de treino. Embora a oferta ainda seja reduzida, destacam-se os calções de muay thai, por exemplo, e vão apostar também em luvas e caneleiras, entre propostas ligadas a modalidades como o jiu-jitsu.
As peças não serão lançadas por estações, mas sempre que considerem necessário. Já há várias novidades a caminho, mas numa fase inicial, Guilherme e José querem explorar outras possibilidades. “Estamos a preparar uma coleção que será mais exclusiva e com um design mais premium.”
Além disso, acrescenta, estão sempre atentos ao que falta no mercado nacional. O catálogo será sempre ampliado seguindo o slogan da Kalytera: “simplicidade clássica e subtileza moderna”.
Todas as peças da Kalytera estão disponíveis no site da marca. Os preços variam entre os 8,95€ e os 74,40€.
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