Lojas e marcas

Kaotiko: a marca de streetwear que é um sucesso em Barcelona já chegou ao Chiado

O espaço acolhe propostas unissexo como T-shirts, jeans e sneakers da etiqueta espanhola — e não só.
Abriu portas em junho.

Durante os meses que viveu em Barcelona, em 2022, Simão Van Zeller só comprou roupa da Kaotiko. Desenvolveu uma relação próxima com a marca e, antes de regressar a Portugal, decidiu encontrar forma de dar a conhecer aquelas propostas de streetwear aos portugueses.

Após uma conversa com o amigo João Cardoso, encontrou um aliado para levar adiante a sua missão. Entraram em contacto com um dos proprietários da etiqueta, que não hesitaram quando os dois amigos de 25 anos sugeriram ficar com a exclusividade do negócio em território nacional.

A primeira loja da Kaotiko em Portugal abriu a 1 de junho, no Chiado, mais precisamente na Calçada de São Francisco. Entre camisolas oversized, calças baggy e sneakers, destacam-se por propostas para homens, senhoras e até para os mais novos, desde que gostem de peças descontraídas.

“É um estilo que tem crescido muito em popularidade. Barcelona é uma cidade marcada por muita malta jovem que consome este nicho mais cool associado aos skaters”, conta à NiT João. “[A marca] estava numa fase em que queria expandir. Já tinham lojas físicas na Alemanha e vendiam na Europa.”

Apesar das mudanças na marca, a filosofia mantém-se igual desde que a etiqueta surgiu. Tudo começou em 1999, com um estabelecimento no centro de Barcelona, que surgiu no contexto familiar. Porém, seguia uma aposta multimarca onde 70 por cento do que vendiam não era de produção própria.

Seguiram-se mais espaços em Espanha até que, em 2017, a família dos atuais donos, Herman e Juan, compraram metade do negócio. “Ambos são jovens e começaram a tentar trazer de volta o espírito associado ao skate, mas virando-se para a produção em nome próprio”, acrescenta.

O objetivo da marca não é produzir para as massas, mas opor-se ao fast fashion. Das T-shirts aos jeans, todas as propostas são feitas à mão, numa fábrica em Barcelona, com a sustentabilidade em mente. “Queríamos apostar numa marca em que uma camisola não se gaste após o primeiro uso.”

E foi isso que tentaram trazer para Portugal. O espaço no Chiado acolhe clássicos que existem há 25 anos, como as camisolas Icon, mas também peças das coleções mais recentes, incluindo os modelos unissexo.

“É um projeto que continua a acompanhar tendências. Tenta-se sempre perceber o que as pessoas usam quando entram num dos pontos de venda para nascer inspiração e se manter o espírito jovem que a caracteriza”, diz João.

O nome é inspirado na cultura da cidade, que o fundador descreve como caótica. “Encontrou-se um estilo que representa isso. Ser jovem também é muito caótico, porque são muitos estímulos e os anos entre os 20 e os 30 é uma altura em que acontece muita coisa.”

Apesar do ADN espanhol, a loja funciona como um híbrido. Os fundadores encontraram a morada ideal num edifício pombalino do século XIX, com arcos, alguns azulejos e outros detalhes característicos do nosso País. O maior desafio foi criar uma fusão entre estas bases e a identidade da cidade espanhola.

“Todos os espaços da Kaotico têm uma identidade visual, então foi só uma questão de definir como iríamos seguir a mesma linha”, explica. Optaram por combinar materiais como o ferro e a madeira, tanto nos móveis como nos charriots onde são apresentadas as propostas.

Na mesma morada, os clientes podem encontrar outras marcas bastante conhecidas, como a Vans ou a Dickie’s. Trata-se de uma pequena percentagem que complementa as coleções-cápsula que vão sendo lançadas e rodando pelas montras das lojas que começam a surgir na Europa.

Simão e João também querem criar parcerias com marcas nacionais com as quais se identificam para oferecem um pouco do streetwear que é feito no nosso País.

“A ideia é explorar este espaço e, daqui a um ano, expandir e abrir caminho para outras cidades. Antes disso, queremos ver se as pessoas conhecem a marca. Já tínhamos amigos que conheciam, mas ainda é uma novidade para muita gente”, conclui.

As peças da marca variam entre os 12€ e os 399€. Carregue na galeria para ver mais fotografias da loja.

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Calçada de São Francisco, 13
    1200-411 Lisboa
  • HORÁRIO
  • Todos os dias das 11h às 19h

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