Lojas e marcas

Lady Pipa: o paraíso da roupa de cerimónia em Madrid que veste a família real

A marca tem loja online e envia para todo o mundo. Todos os meses lançam novos modelos exclusivos para ocasiões especiais.
Abriu no verão de 2023.

Se Espanha pode ser considerada a Meca da roupa de cerimónia, há lojas que motivam verdadeiras peregrinações. Os mais de 600 quilómetros que separam a capital portuguesa de Madrid parecem diminuir quando a agenda se enche cerimónias e outros eventos especiais — e a oferta no nosso País nem sempre corresponde às expetativas.

Inaugurada no verão de 2023, a Lady Pipa, em Madrid, tornou-se uma paragem obrigatória para encontrar vestidos de festa. Mulheres de todo o mundo chegam ao espaço de 1200 metros quadrados em busca da peça ideal. Os modelos organizados por cores combinam com a paleta ousada, que vai da fachada verde-limão às cortinas de veludo laranja.

O fenómeno surgiu da necessidade. Em 2013, Sara Gonzalez inscreveu-se em aulas de costura que encontrou na Internet. Nesse ano, foi convidada para vários casamentos e, como não encontrava nada que lhe servisse, perguntou à professora se podiam fazer um desenho juntas.

Quando apareceu na primeira festa, deu por si rodeada de convidadas curiosas sobre o vestido. Não demorou a perceber que queria ajudar outras mulheres a sentirem-se tão confiantes como ela. No entanto, só em 2018 é que a antiga advogada decidiu mudar de vida e apostar no lançamento de uma marca de roupa.

Em cerca de cinco anos, a Lady Pipa passou de um negócio digital para um marco da cultura de festa em Espanha. Até Letizia é fã e usou um vestido rosa e branco da etiqueta num evento de primavera no palácio, no ano passado. O modelo Antonia Terrazzo, disponível online por 99,95€, tornou-se logo uma escolha mediática.

As peças estão organizadas por cores.

“Nunca ninguém teve o impacto que a rainha teve com o nosso desenho. É a influenciadora mais credível que temos”, reconheceu Sara Gonzalez ao “El País”. No entanto, além da família real, a marca é procurada por outras personalidades conhecidas no digital, como Lucía Pombo, María García de Jaime, Marta Lozano e Natalia Coll.

O que torna a marca um sucesso entre as jovens europeias? Fabricadas em Madrid, todas as coleções são feitas à mão e limitadas. Há lançamentos de novas propostas todos os meses, seguindo as tendências do mercado e garantido que são exclusivas o suficiente para mais ninguém aparecer com um vestido igual ao que comprar.

Estilo de Madrid, espírito de Miami

Assim que se passamos pela primeira loja física da marca — que já tem um segundo espaço em Barcelona —, os olhos fixam-se na montra laranja. O vidro é a introdução perfeita para o espírito alegre do espaço, quase como se estivéssemos a olhar para os vestidos compridos e brilhantes através das lentes coloridas de uns óculos.

Dos guarda-chuvas rosa às paredes grafitadas com tons vibrantes, a loja foi desenhada pelo El Departamento. O objetivo do estúdio sediado em Valência, fundado por Alberto Eltini e Marina Martín, era refletir a estética arrojada da Lady Pipa.

Mais de 300 vestidos, sete provadores e cinco assistentes de loja sempre disponíveis. A marca garante que “vai encontrar o vestido muito antes de encontrar um plus one para o evento” e, para isso, há um atendimento 100 por cento personalizado. A partir do momento em que entra, tem sempre alguém pronto para ir buscar todos os modelos que definem o seu gosto, acompanhando-a no processo.

Uma das filosofias da Lady Pipa é que o tamanho único não está na moda, por isso, garantem que as peças de vestuário se adaptam a todas as formas do corpo. São modelos com uma vasta oferta de tamanhos, ajustáveis e, na maioria das vezes, feitos de tecidos que garantem o conforto. Afinal, terá de usar a proposta escolhida de manhã à noite.

Para este universo efervescente, a fundadora decidiu criar o universo “Moto-Miami”, que mistura a euforia tropical do estado norte-americano com a ferocidade personificada pela cantora espanhola Rosalía, conhecida como motomami. No fundo, é dedicado a todas as que se querem destacar sem ofuscar a noiva.

Os provadores são um dos destaques.

Os provadores são outros dos pontos mais instagramáveis. As paredes têm um risco gradiente de arco-íris, cortinas coloridas, entradas em arco e bancos de pés aveludados. É quase como o closet saído de um filme, onde pode experimentar (e fotografar) dezenas de looks sem pressa.

Outros pormenores incluem ecrãs digitais incorporados que mostram modelos em a passear pelas ruas espanholas e outros painéis coloridos, que fazem sobressair as silhuetas das sandálias de tiras que revestem as prateleiras. Ali, a dama de honor e as convidadas são mais importantes do que a noiva.

Embora Espanha continue a ser o mercado principal da marca — representa 65 por cento das vendas —, França, Portugal, México, EUA e Alemanha também estão entre os principais consumidores. E o comércio eletrónico continua a ser o principal motor a acelerar esta procura.

Com mais de 100 mil clientes em todo o mundo, o objetivo da marca continua a ser manter-se fiel às tendências atuais. Gonzalez não planeia abrir mais lojas físicas, revelou à revista “Modaes”, mas vai continuar a aumentar a oferta. As clientes podem antecipar peças para criar um look total e mais propostas de roupa interior e acessórios, como as carteiras que são cada vez mais cobiçadas.

Todas as peças estão disponíveis no site da Lady Pipa, com preços desde 44€.

Carregue na galeria para conhecer melhor a loja e a marca.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT