É provável que, nos últimos dias, tenha ouvido falar de Mafalda Sá Pereira. Após ter sido acusada de fazer comentários “racistas” num vídeo, partilhado no TikTok, a influencer que trabalhava com várias marcas foi apagada de todas as publicações que tinha feito em conjunto com a LANIDOR.
A polémica começou ainda em 2023. Na altura, a jovem publicou um vídeo sobre as diferenças entre Lisboa e o Porto, onde vive. Um dos aspetos mencionados é o receio que sente dos “moradores indianos” de zonas como o Martim Moniz, na capital, sobretudo à noite.
Recentemente, as imagens foram recuperadas por uma utilizadora da rede social, indignada com o facto da marca portuguesa trabalhar com uma criadora de conteúdos “racista”. Mais tarde, a etiqueta removeu Mafalda de todas as imagens em que aparecia.
@mafaldasapereira_ #fy #foryou #fyp #foryoupage #portugal #foryoupageportugal #esclarecimento #desabafo #polemicastiktok #polemica
Após o incidente, a influencer recorreu ao TikTok para falar sobre a situação. “Fiquei tão revoltada quando soube disto, não têm noção. Isto não é verdade. Não sou racista”, disse. “Senti olhares que nunca tinha sentido antes e fiquei com medo.”
Emocionada, Mafalda acrescentou ainda: “No Porto, não estou habituada a isto e foi por isso que mencionei as pessoas desta etnia”.
“Lamentamos profundamente que o teor [do vídeo] possa ter causado ofensa ou perturbação”, afirmou a marca portuguesa ao “Delas.pt”, acrescentando que apenas tomou conhecimento do mesmo no domingo, 24 de novembro, após um evento de Natal em Armamar.
Além disso, sublinhou que seguem valores “de multiculturalidade, abertura a todas as culturas e a todos os credos”. “Enquanto marca só responderemos pelos nossos atos, pelos nossos valores, procurando em todas as nossas relações, promover um mundo mais inclusivo, mais positivo e mais tolerante”, concluem.